O mel produzido pelas abelhas é um superalimento. Esse líquido doce e espesso, feito a partir do néctar colhido das flores, traz em sua composição uma riqueza nutricional e terapêutica que, além de deixar vários pratos mais saborosos, também é ótimo para a saúde e para a beleza.
1. Desinfetar cortes e arranhões
Quando tiver um ferimento leve, mais superficial, limpe-o com água e sabonete neutro, depois aplique uma fina camada de mel por cima e proteja com um curativo. O mel é antisséptico e anti-inflamatório, então vai ajudar na cicatrização sem infecção.
2. Aliviar queimaduras
Queimou a pele levemente e está com aquela ardência e sensibilidade? Depois de passar água fria, passe uma fina camada de mel sobre a pele e enfaixe com gaze para ajudar a cicatrizar mais rapidamente.
3. Hidratar os lábios
Quando não tiver manteiga de cacau por perto e os lábios estiverem muito secos, passe uma camada de mel sobre eles para ajudar na hidratação. Evite usar a saliva da língua, pois ela resseca ainda mais os lábios por causa da diferença do pH entre essas partes.
4. Secar a acne
Em casos leves de acne, o mel e também o própolis de abelha são ótimos ajudantes. Eles estimulam a secagem das espinhas, reduzindo a dor e a inflamação.
5. Secar feridas de herpes
Para quem sofre com a herpes, o mel também é um aliado na hora de secar as feridas durante as crises. Ele reduz o líquido que se forma na lesão, suprime o crescimento de micro-organismos e libera peróxido de hidrogênio, agindo como a água oxigenada que desinfeta a ferida.
6. Hidratar a pele
Existem diversas receitas de hidratação para a pele usando o mel e outros ingredientes. O mel pode servir como hidratante, como esfoliante (parte cristalizada), anti-inflamatório e também como fornecedor de nutrientes.
Veja 4 receitas de máscara de mel para a pele.
7. Hidratar o cabelo
O mel também ajuda a hidratar as pontas ressecadas dos cabelos e a reduzir o ressecamento e as inflamações no couro cabeludo. Claro, nem todos os problemas do couro cabeludo são resolvidos com o mel, por isso, faça uma consulta ao dermatologista antes de aplicar receitas caseiras.
Se o médico liberar, experimente receitas de máscara capilar com mel.
8. Aliviar desconforto estomacal
Quando o estômago está atacado por causa de azia e queimação, tomar um chá de mel com gengibre pode ajudar, pois o mel vai atuar como calmante da acidez. Veja como fazer chá com mel.
Veja como fazer chá de limão com mel.
9. Curar ressaca
Existem várias receitas caseiras para aliviar a ressaca, e comer mel é uma delas. Durante o dia, além de beber muita água, coma 1 colher de sopa de mel puro a cada duas horas. O açúcar do mel e seus antioxidantes vão acelerando a recuperação do organismo aos poucos.
10. Aliviar sintomas de alergia por pólen
Antes de usar o mel para tratar alergias, certifique-se de que não é alérgico ao próprio mel. Se não for, a dica é usar um mel produzido o mais próximo possível da região onde mora, pois assim ele agirá de forma mais eficiente no fortalecimento do sistema imunológico e no alívio dos sintomas de alergias respiratórias, especialmente as causadas por pólen. O mel deve começar a ser usado um mês antes da época dos pólens, tomando 1 colher de sopa por dia.
11. Gerar energia
Antes e depois de exercícios físicos, ingerir 1 colher de sopa de mel puro ou junto com a refeição programada ajuda a manter o corpo com mais energia.
Cuidados antes de comprar mel
Nem todo mel é puro e de boa qualidade. Alguns são misturados com xaropes, e nesse caso não oferecem os mesmos benefícios. Se possível, compre um mel de um apicultor que você conheça ou que produz na sua cidade. Sempre leia a embalagem para ter certeza de que é mel 100% puro.