Menu

Pesquisadores da USP trazem possibilidade de vacina para asma

Estudos realizados com cobaias apontaram novas descobertas sobre a doença, e agora é preciso testar em humanos

Crédito: Freepik

Publicidade

O professor João Santana da Silva é o coordenador de um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, parte da USP. Junto de sua equipe, o professor lidera um estudo que traz uma possibilidade de cura para a asma alérgica, doença que afeta tantas pessoas pelo mundo.

As etapas do estudo concluídas até agora já foram publicadas no renomado The Journal of Allergy and Clinical Immunology. Em uma reportagem divulgada na revista da Fapesp, financiadora do estudo, foi explicado que a pesquisa consistiu em aumentar a quantidade de uma determinada proteína que bloqueou os linfócitos responsáveis pela produção da citocina, substância que desencadeia e promove o avanço da asma alérgica.

Esses testes foram realizados em cobaias, e agora, a partir dos resultados, a equipe de pesquisadores deseja continuar estudando medicamentos que possam ser usados como vacina para humanos.

Mas, para isso, eles ainda necessitam de um bom financiamento, em torno de 5 milhões de dólares, para criar uma empresa com toda a infraestrutura necessária ao estudo e produção de medicamentos não apenas para a asma alérgica, mas também para outras doenças.

Publicidade

Veja também: novos casos de ameba que “come cérebro” deixam EUA em alerta

Sair da versão mobile