A dor ciática é das dores mais persistentes e incómodas que se fazem sentir no nosso corpo. Podemos senti-las como pontadas ou como espasmos de dor que começam perto da lombar e passam por todo o nervo ciático, o maior no nosso corpo, que vai da coluna e passa pelas nádegas, por toda a perna, até ao pé.
Muitas vezes a dor ciática começa como uma pontada pequena e agrava gradualmente, muitas vezes por posições que adoptamos durante a noite sem nos apercebermos, ou por posições erradas e de esforço durante o dia. Um dos sintomas da ciática, além de uma sensação de formigueiro, é a parestesia – fraqueza dos músculos da perna, que dá a sensação da perna estar um pouco presa.
A dor ciática tem, por norma, origem em vários problemas de coluna, como hérnias discais, traumatismos, rupturas ou desvios dos discos das vértebras L4, L5 e S1 da lombar, ou fadiga do músculo piramidal.
Um problema do nervo ciático é diagnosticado facilmente pelo seu médico, através de exame físico e descrição de sintomas, mas existem tratamentos naturais que são muito eficazes no alívio das dores ciáticas.
Ora vejamos algumas dessas receitas:
Compressa com chá de eucalipto
Ingredientes:
•1 litro de água;
•2 punhados de folhas verdes de eucalipto.
Preparação:
– Ferver as folhas de eucalipto na água por cinco minutos.
Aplicação:
– Aplicar com um pano dobrado, limpo, embebido no chá quente, nas regiões onde se localizar a dor, a cada dez minutos.
Cataplasma com legumes e verduras
Cada legume tem um modo de preparação e utilização:
•COUVE: cozinhe as folhas a vapor e aplique-as no local onde dói ainda quentes, por cerca de 20 minutos.
•FEIJÃO: moer os grãos de feijão até obter uma farinha, adicionar água quente e aplicar no local da dor por 20 minutos.
•REPOLHO: amasse as folhas, aqueça-as e aplique como cataplasma nos locais doridos, por 20 minutos.
•CHÁ DE SALSA: prepare um chá com as folhas e sementes de salsa (na proporção de 20g para 1 litro de água) e tome até 4 chávenas por dia.