usar protetor solar
Crédito: Freepik

Saiba por que usar protetor solar no rosto diariamente

Proteger a pele desde a infância é pensar no futuro, prevenindo doenças de pele ao longo da vida

Publicidade

O protetor solar é um conhecido popular. Já é de conhecimento comum que ele é um importante aliado para evitar queimaduras de sol e também o câncer de pele, especialmente o tipo não-melanoma que, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, é o tipo de câncer mais incidente na população brasileira. Mas você conhece outros benefícios de usar esse produto? Veja a seguir por que é importante usar protetor solar no rosto diariamente.

Veja também: como ter uma rotina de cuidados com a pele

Por que usar protetor solar todos os dias?

como usar protetor solar todo dia
Crédito: Freepik

Usar filtro solar diariamente, especialmente no rosto, que é uma das partes do corpo mais expostas ao sol, deve fazer parte da sua rotina de cuidados com a pele, por diferentes razões, veja:

1. Prevenção do câncer de pele

Como já mencionado, devido ao clima brasileiro, no país o tipo de câncer mais incidente na população é o de pele do tipo não-melanoma. Ele é menos perigoso do que o melanoma, pois não há o mesmo risco de se espalhar para outras partes do corpo.

Publicidade

Além do mais, o tratamento costuma ser eficaz, em especial quando detectado desde o início. Mesmo assim, ninguém quer ser diagnosticado com câncer de pele, então, a melhor forma de prevenir é proteger a pele do sol.

2. Controle da oleosidade

O protetor solar comum, de creme, pode deixar a pele de algumas pessoas mais oleosa. Porém, é uma questão de escolher o tipo certo. Existem protetores para todos os tipos de pele, então se comprar o mais adequado, ele irá ajudar a prevenir o excesso de oleosidade ao longo do dia.

3. Clareador de manchas

A função desse produto não é de clarear a pele, mas se fizer o uso correto, conforme as orientações do médico, junto de uma boa rotina de cuidados com a pele, ele vai naturalmente ajudar na renovação das células e no clareamento de manchas. Lembre-se, contudo, que ele é apenas uma parte dos cuidados que deve ter para uma pele bonita e sem manchas.

4. Prevenção da acne solar

A acne solar é aquela que surge quando o sol deixa a pele mais sensível e exposta às bactérias causadoras da inflamação acneica. Sendo assim, ao proteger a pele sabendo usar protetor solar diariamente, ela estará mais resistente às bactérias, protegendo o rosto dos cravos e espinhas.

Publicidade

5. Previne o envelhecimento precoce

Pessoas que trabalharam anos a fio embaixo do sol quente sem usar esse produto costumam ter a pele bem mais enrugada, manchada e, muitas vezes, com sinais de câncer de pele. Isso ocorre porque a pele foi muito agredida com o tempo, ficando envelhecida com marcas bem mais profundas de expressão. Então, usar filtro solar desde cedo é uma boa estratégia para prevenir o envelhecimento precoce das células, promovendo sua renovação constante, já pensando no futuro.

6. Ajuda na hidratação

Com a pele protegida por uma camada de protetor solar, ela vai ficar mais hidratada, já que o produto ajuda a manter a água nas células, evitando que o sol evapore tudo. Então, ele também é um bom aliado nesse sentido.

Erros mais comuns ao usar protetor solar

O uso do protetor solar deve ser feito de acordo com as instruções do rótulo. Não adianta, por exemplo, aplicar só uma vez no dia e ficar até o fim da tarde exposto à luz solar. Também não adianta aplicar somente quando for ficar no sol, pois ele precisa proteger a pele até nos dias nublados. Então, a lista de erros mais comuns são:

Publicidade
  1. Aplicar só no rosto, quando deve aplicar em todas as partes da pele expostas ao sol;
  2. Usar só uma vez ao dia, quando deve aplicar todos os dias e reaplicar a cada 2 horas;
  3. Usar pouca quantidade, sendo que para o rosto deve aplicar 1 colher de chá cheia e, para o corpo todo, pelo menos 3 colheres de chá cheias em cada aplicação;
  4. Usar só no verão, quando o corpo e rosto também precisam de proteção em outras épocas do ano, mesmo em dias nublados.

Como escolher um bom protetor?

A marca do protetor é importante no sentido de que muitas marcas são classificadas com falhas, segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Entre as melhores marcas estão Cenoura & Bronze, La-Roche e Nívea.

Depois, é preciso considerar o Fator de Proteção Solar, aquele número que aparece bem no centro do rótulo. Ele é que determina em quanto tempo a pele começa a ficar vermelha após a aplicação, ou seja, em quanto tempo precisa reaplicar o produto, dependendo da situação e do tipo de pele.

De modo geral, quanto mais clara for a pele, mais sensível também é, então, mais alto deve ser o fator de proteção solar.

Publicidade

Outra dica é escolher o tipo apropriado para o seu tipo de pele, se é mais seca, mista, normal ou oleosa. Há opções para todos os tipos, permitindo que usufrua dos benefícios já mencionados de usá-lo diariamente.

PODE GOSTAR TAMBÉM