Menu

Usar o celular em posto de gasolina pode causar explosão? Mito ou verdade?

É só chegar em um posto para abastecer que lá está o aviso para não usar o celular. O que pode acontecer? Veja só.

Crédito: Pixabay

Publicidade

Em todo posto de combustível existem placas de aviso sobre o que não se pode fazer enquanto abastece o carro ou estando próximo das bombas. Uma dessas coisas é usar o celular, por risco de explosão. Mas será mesmo que usar o celular em posto de gasolina pode causar explosão? Será que é um mito ou verdade? Veja a resposta agora e confira outros cuidados que deve ter ao abastecer o carro.

Usar do celular em posto de gasolina pode fazer carro explodir?

A razão pela qual não se deve usar o celular em posto de gasolina é porque esse aparelho é considerado uma fonte de ignição. Isso significa que o aparelho é capaz de gerar uma temperatura elevada o suficiente para dar início a um processo de combustão com a gasolina ou com o álcool presentes no ambiente, levando a uma explosão.

Porém, para que um aparelho celular seja capaz de provocar um incêndio, ele teria que ser capaz de provocar uma chama ou uma faísca que entrasse em contato com o gás inflamável.

Houve um caso em São Paulo no ano de 2007 em que um frentista subiu em um caminhão tanque e usou a luz do seu celular para iluminar a boca do caminhão. Em seguida, ocorreu a explosão e ele faleceu 3 dias depois.

Publicidade

Mesmo não tendo certeza da causa, existe sim o risco de ter sido gerada uma energia eletrostática quando ele tirou o celular do bolso, raspando-o na roupa. Ao ficar muito próximo do gás do tanque e do ambiente, o aparelho gerou a ignição para a explosão.

Além desse caso, praticamente não há registros de isso já ter acontecido. Porém, como existem casos de celulares que explodem no bolso das pessoas sem nenhum motivo aparente, se por acaso isso ocorresse enquanto a pessoa está em posto de combustível, uma explosão grandiosa aconteceria. Então não vale a pena arriscar.

4 Cuidados ao abastecer o carro nos postos de gasolina

Além de não usar o celular em posto de gasolina, outros cuidados devem ser tomados, pois podem servir como ignição para uma explosão.

1. Não fumar

Essa é outra regra básica e ainda mais perigosa do que o uso do celular. No cigarro acesso a chama já existe. Então pode-se considerar que a pessoa que estiver com o cigarro aceso ao lado de uma bomba de combustível é praticamente um kamikaze, pois ela está pronta para explodir.

Publicidade

2. Não usar isqueiro

Assim como há um alto risco em fumar no posto de combustível, também não se deve fazer chama com isqueiro ou qualquer outra fonte de calor e fogo. O risco é o mesmo do cigarro.

3. Liberar a eletricidade estática

Se por acaso você mesmo for fazer o abastecimento do veículo, assim que sair do carro, encoste na lataria para liberar a eletricidade do seu corpo e evitar que o seu corpo seja o perigo capaz de gerar uma explosão.

4. No caso de um início de incêndio, peça ajuda

Caso ocorra algum princípio de incêndio enquanto estiver abastecendo, nunca vá até a bomba e pegue-a na mão para afastar o veículo. Essa atitude pode ser fatal. O ideal é chamar algum responsável e se afastar. Se tiver pessoas dentro do veículo, elas devem sair imediatamente e se afastarem ao máximo do local.

Publicidade

Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa

Leave a Reply

Sair da versão mobile