Se você gosta de cultivar plantas, já deve ter ouvido falar no termo urban jungle, que em tradução livre significa “selva urbana”.
Esse termo está sendo muito utilizado para se referir à criação de ambientes domésticos cheios de plantas, especialmente os apartamentos nos centros das cidades, cercados por concreto. Se você não pode olhar para fora e ver a mata, então leve a mata para dentro do seu lar.
Gostou da ideia? Então veja dicas de boas plantas para cultivar dentro de casa e fazer uma bonita composição, bem verdinha e volumosa, para criar a sua selva particular.
Dicas gerais para montar sua urban jungle
Se a sua ideia é montar um espaço onde todas ou várias plantas vão ficar bem próximas, tome o cuidado de escolher espécies que gostem do mesmo tipo de iluminação e clima, pois elas irão conviver melhor juntas e vai ser bem mais fácil cuidar.
Se você tem crianças pequenas e animais de estimação, preste atenção na hora de escolher as plantas, pois algumas são tóxicas quando ingeridas. Se for o caso, escolha para essas plantas um espaço mais no alto, onde os pequenos e os pets não vão alcançar.
Além disso, prepare o ambiente antes de montar esse espaço, limpando bem, e evitando cantos com umidade ou sem uma boa entrada de luz natural. Não precisa ser um espaço onde bate sol direto, pois você pode escolher plantas que preferem meia sombra, como essas da lista que vai ver a seguir.
1. Jiboia
A jiboia é uma ótima planta para fazer parte da sua urban jungle. De nome botânico Epipremnum pinnatum, ela é uma planta muito fácil de cultivar, crescer rápido e preenche o espaço porque é uma trepadeira que vai ficando comprida. Ela tolera ambientes com sol, sombra ou meia sombra, então pode entrar na sua lista para diferentes locais em que optar por montar a sua urban jungle. Porém, tenha o cuidado de mantê-la longe das crianças e animais, pois ela é tóxica.
2. Costela-de-adão
Em boa parte das fotos de urban jungle, essa planta está presente com suas folhas grandes, lisas, largas e recortadas. A costela-de-adão é botanicamente chamada de Monstera deliciosa, e sua origem é mexicana. Para mantê-la saudável na sua urban jungle, ela vai precisar de um ambiente quente e úmido, em meia sombra, um solo bem drenável e rico em matéria orgânica, e regas frequentes para manter o solo umedecido.
3. Costela-de-adão mini
Essa planta não é uma costela-de-adão, mas ela tem as folhas em um formato bem parecido, só que pequeno. É uma boa escolha para você ter esse formato de folhas na sua urban jungle, mas ocupando menos espaço. O nome botânico dela é Rhaphidophora tetrasperma. Essa também é uma planta tóxica, tome cuidado. Ela gosta de meia sombra, gosta do mesmo tipo de substrato da costela-de-adão, e que esse substrato seja mantido umedecido, principalmente nos meses mais quentes.
4. Begônia
São muitas as begônias que você pode escolher para fazerem parte da sua urban jungle. As variedades possuem cores e detalhes diferentes, deixando seu espaço com um toque colorido de prateado e avermelhado bem interessante. Se não souber por qual começar, uma dica é escolher a linda begônia rex, que assim como as outras dessa lista, gosta de meia sombra e terra levemente úmida. Mas, ela prefere um substrato mais fibroso.
Veja outras dicas de cultivo da begônia rex.
5. Filodendro
Assim como as begônias, também existem muitas variedades de filodendro para deixar a sua urban jungle mais bonita, colorida e volumosa. De modo geral, todas gostam dos mesmos cuidados básicos, que são meia sombra ou só luz indireta, substrato próprio para antúrios ou orquídeas, sempre mantido úmido, inclusive borrifando as folhas nas épocas mais quentes.
Veja mais dicas de cuidados e variedades de espécies de filodendro para escolher.
Veja também: como cultivar e fazer mudas de Monstera Adansonii
E mais: Jiboia-prateada: uma planta linda e fácil de cuidar