Fazer tratamentos capilares que agem durante o sono é uma forma de ganhar tempo nas tarefas do dia a dia sem deixar de se cuidar. Se você tem uma rotina bem atarefada, mas precisa cuidar dos seus cabelos ressecados, a umectação noturna tem que entrar na sua rotina de cuidados com o cabelo.
O que é umectação noturna?
A umectação é um tratamento que utiliza algum tipo de óleo vegetal. Esse óleo é aplicado no cabelo e fica agindo por algum tempo para repor nutrientes, combater o ressecamento, reduzir o frizz e a aspereza dos fios.
Na umectação noturna, a única diferença é que você vai dormir com o óleo no cabelo para ter um efeito mais poderoso e também para não perder tempo fazendo isso durante o dia.
Para quem é indicado?
Como é um tratamento à base de óleo, a umectação noturna (ou diurna) é recomendada para quem tem cabelo cacheado e crespo, pois esse tipo de fio é naturalmente mais ressecado. Se o cabelo for liso, fino e oleoso, não é a melhor opção.
Também é interessante para quem está com o cabelo ressecado pelo uso de química. Aí é legal conversar com o cabeleireiro para montar um cronograma capilar composto por diferentes tratamentos para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.
Quais tipos de óleos pode usar?
A umectação precisa de um óleo vegetal. Não pode ser com óleo reparador de pontas. Entre as melhores opções, você pode escolher:
- Azeite extravirgem;
- Óleo de coco;
- Óleo de argan;
- Óleo de rícino;
- Produto próprio para umectação (comprado pronto).
Passo a passo para fazer umectação noturna
O ideal é que o seu cabelo esteja um ou dois dias sem lavar para fazer a umectação. De preferência, que esteja sem produtos também, como finalizador, para facilitar a penetração do óleo.
- Na noite em que for fazer a umectação, pegue o óleo escolhido e separe o cabelo em mechas.
- Vá aplicando um pouco de óleo nas mãos, dê uma esfregada para aquecer e aplique em cada mecha, da raiz às pontas.
- Quando terminar, massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos (nunca use as unhas) para ativar a circulação e melhorar a absorção do óleo.
- Coloque um lenço e uma touca na cabeça para que o óleo não fique no travesseiro. Pode ir dormir.
- Na manhã seguinte, lave muito bem os cabelos com água morna, xampu e condicionador para remover todo o óleo.
- Finalize com seu ativador de cachos ou creme para pentear e está pronto.
Quando fazer?
A frequência desse tratamento vai depender da necessidade do seu cabelo. De modo gral, é feito uma vez por semana. Se você costuma fazer outro tipo de hidratação com creme, pode alternar a umectação (que também é uma hidratação) com a hidratação com creme a cada semana.
Ficou com dúvida sobre como fazer a aplicação do óleo? então veja o passo a passo nesse vídeo do canal da Ana Lídia Lopes: