Menu

Uma cerveja por dia pode fazer bem para seu intestino

A chave de tudo está no consumo moderado. Entenda mais como aproveitar esse benefício

Crédito: Pxhere

Publicidade

Poucos sabem que uma cerveja por dia faz bem para o intestino, contrariando as diversas críticas que o seu consumo possa gerar. Chega o final de semana ela aparece como complemento em diversas ocasiões. Certamente, ao lado de pratos como carne de sol e outros petiscos deliciosos. Porém, por que essa bebida pode ser benéfica?

Porque uma cerveja por dia faz bem

Parece uma bobagem sem precedentes afirmar isso, afinal, criou-se o conceito de que a cerveja é maléfica para o organismo. Porém, o pesquisador holandês Eric Claassen surpreendeu a todos quando comprovou que uma cerveja por dia faz bem para o intestino.

Esse surpreendente anúncio foi feito em um evento da empresa Yakult, patrocinadora da pesquisa. Nele, mostra que determinados tipos de cerveja possuem diversos micro-organismos benéficos para o intestino. Esses componentes são chamados de probióticos e mantém o equilíbrio da flora intestinal.

A importância da cerveja

E qual seria a importância de manter esse equilíbrio? Esses micro-organismos são importantes para a síntese da vitamina K e da vitamina B, além de prevenir infecções gastrointestinais, auxiliar na absorção de minerais e no processamento da lactose, fibras e lipídios.

Publicidade

Desse modo, se a flora intestinal entrar em desequilíbrio, ela sofrerá diversas alterações que podem resultar em diarreia e outros problemas que afetam áreas variadas do corpo. Isso porque a absorção de diversos nutrientes se dá no intestino. Vale destacar que são mais de 400 espécies que compõem a flora intestinal, sendo que essa flora varia de pessoa para pessoa.

A formação de probióticos na cerveja se deve ao processo de fermentação da bebida, se realizada duas vezes, como ocorre com as versões fortes belgas. É importante destacar que esses probióticos não são encontrados em cervejas feitas à base de milho, como ocorre com algumas marcas muito populares do Brasil.

O contraponto

Outro ponto que deve ser ressaltado é que isso não justifica o fato de beber muita cerveja, já que o consumo exagerado apenas irá fazer mal para o corpo e mente. Conforme o pesquisador, apenas um copo de cerveja forte é suficiente para a aquisição desse benefícios. O consumo exagerado de cerveja poderá propiciar:

  • Obesidade;
  • Perda de memória;
  • Problemas no fígado;
  • Problemas para dormir;
  • Vício a médio prazo;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Claro que esses são alguns problemas a longo prazo, decorrentes do consumo excessivo dessa bebida. Porém, a cerveja também gera diversos problemas a curto prazo, se consumida em excesso.

Publicidade

O problema mais comum e aparente é a embriaguez, seguida pelo aumento de peso. Isso leva também à formação da famosa barriguinha de cerveja. Acontece que essa embriaguez, que pode parecer inofensiva para muitos, é muito perigosa, já que é uma das principais causas de acidentes de trânsito no Brasil.

Em suma, foi comprovado biologicamente que uma cerveja por dia faz bem para o intestino, mas qual seria o efeito psicológico desse hábito? Afinal, nessa rotina você estaria sendo condicionando a ingerir bebida alcoólica como um alimento normal. As consequências podem ser terríveis, principalmente para quem tem predisposição à dependência ao álcool!

Então talvez, a melhor escolha ainda seja manter uma excelente hidratação, alimentação balanceada e prática de atividades físicas. Se estiver com dificuldades em evacuar, procure um clínico geral e faça um checkup para garantir que tudo funcione redondinho.

Publicidade

Veja também: Levedo de cerveja para o cabelo é bom?

Sair da versão mobile