Menu

Twitter apaga publicações do presidente por violarem regras de uso

A medida foi tomada para proteger a população das informações errôneas contidas nas publicações do presidente com relação ao covid-19

Crédito: Reprodução

Publicidade

Na noite do último domingo, 29/03, a administração do Twitter deletou 2 publicações feitas pela conta oficial do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com uma publicação feita pela própria empresa, o motivo foi que o Twitter realizou uma atualização em sua estratégia contínua durante esta fase de pandemia do coronavírus.

Sendo assim, dentro desta nova estratégia, está uma lista de todos os tipos de mensagens que podem colocar a saúde da população em risco.

E as publicações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro feitas no domingo (29) estavam dentro desta lista, pois ele estava incentivando a aglomeração de pessoas no passeio em Brasília e se posicionando contra o isolamento social.

Porém, existem outras publicações igualmente relacionadas que continuam no ar, mas o Twitter não informou o motivo de ter apagado apenas as tais publicações que incentivavam o passeio em Brasília e as atitudes que a população deveria tomar contra a quarentena.

Publicidade

Vídeos que foram apagados

Crédito: Reprodução

Um dos vídeos que foi apagado pelo Twitter mostrava o presidente falando com um popular sobre a necessidade de as pessoas continuarem trabalhando, e que apenas os idosos deveriam ficar em casa.

No segundo vídeo apagado o presidente está entrando em um supermercado e incentivando as aglomerações de pessoas por conta da sua chegada, e comenta com os jornalistas que o país só vai estar imune à doença quando 60 a 70% das pessoas forem contaminadas.

A equipe do G1 tentou contato com a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto para saber seu posicionamento a respeito, mas preferiram não dar qualquer declaração.

Um terceiro vídeo, mais antigo sobre o coronavírus, publicado como se fosse novo, induzindo a população ao erro, também foi apagado da conta do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da conta de Flávio Bolsonaro, que o compartilhou.

Publicidade

No lugar de todas estas publicações apagadas o Twitter deixou a mensagem: “Este tweet não está mais disponível porque violou as Regras do Twitter. Saiba mais”.

Veja também: fisioterapeuta ensina exercícios para fortalecer o pulmão

Sair da versão mobile