Quando as pessoas pensam em tuberculose sempre pensam em uma doença antiga, retratada em filmes de época, e provavelmente extinta. Mas essa ainda é uma doença muito comum nos tempos atuais e muitas pessoas não sabem disso. Considerada a doença infecciosa mais mortal do mundo, a tuberculose mata 4.500 pessoas todos os dias pelo mundo, além de 30 mil pessoas serem infectadas diariamente. Por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta especial para o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado no dia 24 de março.
Tuberculose no mundo
A campanha da OMS de 2019 para o Dia Mundial de Combate a Tuberculose enfatiza a urgência para que os líderes mundiais coloquem em prática os compromissos que foram assumidos para o tratamento e prevenção da doença. Os líderes mundiais também se comprometeram a financiar pesquisas relacionadas à tuberculose e promover o fim da discriminação e do estigma em torno da doença.
Desde o ano 2000, os empenhos mundiais para combater a tuberculose já salvaram 54 milhões de pessoas, reduzindo o índice de mortalidade em 42%. Por mais que os resultados em quase 20 anos seja significativo, ainda há muito o que melhorar e ser feito. Para a OMS, o importante é que todos se unam: governos, pessoas da área de saúde e as comunidades para acabar com a doença.
Tuberculose no Brasil
No Brasil, somente no ano de 2018, foram registrados mais de 72 mil novos casos da doença, cerca de 35 casos a cada 100 mil habitantes. Todos os anos no país a tuberculose mata cerca de 4.700 pessoas, mesmo que o Ministério da Saúde tenha atingido a meta de diminuir o número de mortos pela doença em 50%, em comparação aos índices de 1990.
O tratamento para tuberculose é oferecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde por toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS), além da vacina BCG, que previne a doença.
Sintomas e quando procura o médico
Os sintomas da doença podem variar dependendo da imunidade da pessoa, com algumas exibindo vários sintomas e outras poucos ou até nenhum. Mas os sintomas mais frequentes incluem:
- Cansaço excessivo;
- Fraqueza;
- Falta de ar;
- Falta de apetite;
- Febre baixa;
- Suor noturno;
- Rouquidão;
- Perda de peso;
- Tosse com ou sem secreção.
Um médico deve ser procurado imediatamente se a pessoa tem uma tosse que dura mais de três semanas, principalmente se incluem sintomas como fraqueza, emagrecimento, suor noturno e febre baixa. Os casos graves de tuberculose apresentam tosse com grande quantidade de sangue, dor no peito e muita falta de ar.
A tuberculose tem cura e seu tratamento dura, no mínimo, seis meses. Segui-lo até o final é essencial para o sucesso do tratamento.