O que você costuma fazer para conseguir entrar no seu carro e dirigir – sem quase morrer – depois de ele ficar por horas no sol? Temos aqui alguns bons truques para refrescar o carro antes de entrar, sem usar ar-condicionado.
Uma das técnicas foi ensinada por um professor japonês. A dica é bem simples, leva menos de 1 minuto, e talvez até você já faça.
Além desta, temos outras dicas fáceis para você colocar em prática e ver se resultam bem, ajudando você a entrar no carro sem quase ser “assado” pelo calor.
Veja também: Mãe esquece filho de 5 anos em carro e ele morre de calor
Truque da ventilação pela porta do passageiro
A técnica do professor japonês é simples: antes de entrar no carro que esteve durante horas estacionado ao sol, abra a janela da porta do passageiro dianteiro (e apenas esta).
Em seguida, realizando movimentos enérgicos, abra e feche essa porta vária vezes, da forma mais rápida que conseguir.
Assim, irá ventilar de forma acelerada o espaço interior do carro, e irá reduzir uns quantos graus a temperatura sem precisar ligar o ar-condicionado.
Num teste realizado, a solução foi repetida por cinco vezes, que parece ser suficiente para baixar a temperatura do interior do veículo em cerca de 8 graus.
Veja também: Retrovisor do carro: como evitar que pássaros briguem com o reflexo?
Protetor solar no painel do carro
Idealmente, a temperatura a bordo do seu carro deve ser inferior a 22 graus para ser confortável. Então, outro truque muito bom é colocar um protetor térmico no vidro dianteiro do carro.
De acordo com uma investigação conjunta entre o Grupo RACC e o Automóvel Clube da Suíça, este simples acessório anula a absorção e o efeito multiplicador do calor pela superfície vidrada, podendo tornar o interior do carro pelo menos 11 graus mais fresco.
Veja também: Cuidados básicos com o carro para preservar o motor
Manta sobre os bancos do carro
No caso de não ser fã dos protetores solares no vidro, o desagradável efeito escaldão nas pernas pode ser combatido colocando uma manta dobrada em cima do assento.
A lógica é simples: o calor irá se concentrar na manta e, quando você a tirar, o banco estará em uma temperatura mais baixa. Assim, não ficará impossível de se sentar.
Girar o volante para baixo
Quando estacionar o seu veículo ao sol, tenha atenção à posição do volante. É importante que você o gire quantas vezes forem necessárias para que a parte superior do aro fique voltada para baixo, à sombra.
Quando voltar a alinhar as rodas para retomar a marcha, esta parte do volante, que fica em contato com suas mãos, não estará “fervendo” de tão quente.
Fonte: Motor 24