Tem que tomar muito cuidado com as dicas de beleza que recebe por aplicativos de conversa ou nas redes sociais. Muitas delas são passadas por pessoas sem conhecimento sobre o que estão fazendo, apenas para ganhar visualizações. Veja algumas das mais populares atualmente, que não devem ser reproduzidas, pois não são seguras para a saúde.
1. Clareamento dental com carvão
Usar carvão de churrasco ou carvão ativado em pó para passar nos dentes, pensando que vai clareá-los, é um grande erro. O que existem são cremes dentais feitos à base de carvão ativado, próprios para a limpeza dos dentes, e esses sim você pode testar. Nunca faça receitas caseiras com carvão para os dentes, pois além de não funcionar, o uso excessivo desgasta os dentes.
Veja também: Dentistas alertam sobre desafio da internet para lixar os dentes
2. Ingredientes que secam espinhas
O que não faltam na internet são receitas caseiras para secar espinhas. Alguns dos ingredientes mais vistos nas dicas são bicarbonato de sódio, creme dental e antisséptico bucal.
Porém, esses produtos dão a impressão de secar algumas espinhas porque eles ressecam a pele e o corpo entende que precisa produzir ainda mais sebo, ou seja, depois a quantidade de espinhas vai aumentar.
A acne é uma inflamação de pele que tem vários níveis. Dependendo do caso, somente um tratamento com medicamentos recomendados pelo dermatologista pode resolver. Em outros casos, existem produtos próprios para isso nas farmácias, como por exemplo a tradicional pomada Minâncora.
3. Bronzeamento com água e sal grosso
Algumas pessoas na internet aparecem com uma receita de água com sal grosso para aplicar em todo o corpo e acelerar o efeito do bronzeado no sol. Porém, o sal resseca muito a pele, e quando isso acontece, o sol queima pra valer, podendo deixar queimaduras sérias, inflamações e manchas.
Bronzeamento ao sol precisa ser feito com o devido cuidado, ou seja, com protetor solar ou bronzeador de farmácia que tem protetor na composição. Nada de receitas caseiras malucas para isso.
Veja dicas de como se bronzear mais rápido e com segurança.
4. Aumentar os lábios com vácuo
Ter lábios mais carnudos é o desejo de muita gente. Mas, para isso, a forma mais segura é consultar um dermatologista especializado e fazer um procedimento estético em uma clínica, com todos os cuidados de saúde.
Muitas pessoas na internet mostrar um “truque” para que os lábios fiquem carnudos temporariamente, colocando copos ou gargalos de garrafas em volta da boca e sugando para causar pressão.
Essa pressão incha os lábios e eles ficam… Horríveis. Definitivamente não funciona e ainda prejudica o fluxo de sangue na região, podendo deixar manchas e hematomas.
5. Afinar a cintura com plástico-filme
Existem algumas técnicas de estética que usam o plástico-filme em volta da cintura junto com algum gel o creme para reduzir medidas. Mas esse tipo de técnica precisa ser feita por um profissional, já que existe um tempo limite do plástico no corpo.
Se fizer por conta própria, sem ter conhecimento sobre o funcionamento do corpo, o resultado pode ser desastroso. O plástico impede a respiração da pele, a temperatura do corpo aumenta e pode causar desmaio. Além disso, a pele precisar estar livre para transpirar e eliminar as toxinas que favorecem o emagrecimento.
6. Hidratar cabelo com remédio para cachorro
Essa nem precisaria comentar, pois se o remédio é para cachorro, não serve para o organismo humano. Mas, é bom estar atento ao perigos que circulam por aí.
A dica que apareceu na internet foi de usar um remédio chamado Glicopan Pet, que é um suplemento vitamínico para cachorros. Por ter um combinado de vitaminas, algumas pessoas acharam que elas seriam absorvidas pelo cabelo humano se aplicassem o remédio na cabeça.
Mas, não existe qualquer comprovação científica sobre o efeito desse produto em humanos. O efeito de melhora nos fios que algumas pessoas relataram ocorreu porque, além do suplemento de cães, elas também usaram produtos próprios para o cabelo.
7. Cinta modeladora para malhar
A cinta modeladora ou o corselete são peças usadas para colocar em volta da cintura e ajudar a manter a região firme e delineada. Mas, nunca devem ser usados durante a atividade física, a menos em casos de mulheres puérperas, com recomendação do médico. Essas cintas pressionam a região abdominal, podendo trazer prejuízos à saúde se usadas do jeito errado.