A trombose consiste na dificuldade do sangue circular pelas pernas, causando coágulos que provocam uma obstrução em uma ou mais veias ou artérias profundas.
A panturrilha é o coração das pernas, e sempre que uma pessoa se movimenta, andando de um lado ao outro, subindo e descendo, ela está ajudando o sangue a ser bombeado e a circular.
Porém, com a quarentena, muitas pessoas seguiram à risca as recomendações de praticamente não sair de casa. Mas, em contrapartida, também deixaram de se movimentar tanto. Passaram a ficar muito mais tempo sentadas, indo apenas de um cômodo para o outro. E com isso, os médicos já previam que os casos de trombose iriam aumentar bastante.
Não quer dizer que a trombose vai acontecer em todas as pessoas que não se movimentarem o suficiente. Existem vários fatores de risco para essa doença, mas muitos deles estão relacionados também com o sedentarismo de quem fica muito tempo em casa e, ainda, sem praticar atividade física e se alimentando mal.
Qual é o risco?
O principal risco da trombose é que o coágulo da perna se desprenda da veia ou artéria onde está, e suba para a região dos pulmões, causando uma embolia. Em casos graves pode levar à morte súbita.
Além disso, mesmo se ficar apenas na perna, não é bom. A obstrução da veia ou artéria vai impedir a circulação de sangue, e logo a região que está sem sangue vai começar a gangrenar, podendo levar a uma amputação.
Sintomas para prestar atenção
A pessoa que pode estar com uma trombose vai ter sintomas como dor na perna, inchaço, sensação de calor na área afetada, vermelhidão e rigidez daquela musculatura.
Se for o caso de uma embolia pulmonar, também haverá falta de ar inesperada, dor no peito, respiração ofegante, tosse (com ou sem sangue) e aumento da frequência cardíaca. A pessoa com esses sintomas deve ir para a emergência do hospital o quanto antes.
O que fazer para evitar?
Embora haja vários fatores que possam causar a trombose, no caso relacionado com a falta de movimentação do corpo durante a quarentena, você pode tomar as seguintes precauções:
- Praticar atividades físicas todos os dias, mesmo sem sair de casa;
- Se levantar e dar uma caminhada pela casa a cada hora;
- Movimentar os pés a cada 15 minutos;
- Beber muita água;
- Alimentar-se de forma saudável, evitando o sobrepeso;
- Se tiver problemas nos pés, usar meias de compressão (com recomendação médica);
- Pensar em parar de fumar, caso seja fumante.
Covid-19 pode causar trombose?
Existe também o outro lado da história, que é o risco de ter trombose por ter sido infectado pelo coronavírus. Essa é uma situação real, que pode ocorrer tanto pelo tempo prolongado do paciente internado no hospital, sem se mexer, e sem receber medicação anticoagulante, quanto pelo que a própria doença pode causar na corrente sanguínea. Veja a explicação da Dra. Juliana nesse vídeo do canal Instituto Circular: