As plantas trepadeiras são aquelas que vão crescendo e se fixando nas estruturas que estiverem por perto, sejam árvores, paredes, muros ou móveis. A trepadeira é especialmente usada nas partes externas, preenchendo muros, paredes e pergolados com sua beleza.
Mas você também pode cultivar essa planta dentro de casa. Só precisa conhecer um pouco melhor sobre alguns dos tipos mais usados na jardinagem e paisagismo no Brasil para escolher aquela que melhor se adapta ao seu ambiente. Ao final do artigo, veja também fotos para se inspirar.
Tipos de trepadeira
As trepadeiras vão crescendo em direção ao sol. Se forem cultivadas dentro de casa, precisam ser colocadas em um local estratégico, pensando que elas vão seguir o caminho da luz mais forte. Veja quais são os 4 tipos.
Arbustos escandescentes
Essas plantas possuem um caule lenhoso, com ramificações desde a base, mas com podas e amarrações podem ser conduzidas a se fixarem nas estruturas. Alguns exemplos são:
Bela Emília
Rosa-trepadeira
Alamanda
Viuvinha
Bougainville
Jasmim da Índia
Trepadeira volúvel
Essas são aquelas que se enrolam e sobem em espiral quando encontram um obstáculo pela frente. Elas se enrolam melhor em coisas finas, como arames, cercas, tubos de plástico ou metal. Depois de chegarem ao topo do suporte, elas ficam pendentes. Alguns exemplos são:
Lágrima de Cristo
Sapatinho de judia
Tumbergia azul
Jasmim de Madagascar
Dipladênia
Glicínia
Trepadeira sarmentosa
Essa plantas possuem órgão de fixação natural, como gavinhas, espinhos curvos e raízes adventícias, que elas usam como “garras”. Alguns exemplos são:
Cipó-de-são-joão
Amor agarradinho
Unha-de-gato
Hera
Cipós
Essas plantas têm caules longos e rijos que necessitam de amarrilhos para seguirem o caminho desejado. Quando já conseguem subir bastante, eles se curvam por causa do peso. Se tiverem um suporte bem firme e longo, atingem grandes alturas. Alguns exemplos são:
Sete léguas
Jasmim-dos-poetas
Congeia
Flor-de-cera
Trombeta chinesa
A trepadeira vinga em vasos?
De modo geral, é possível perceber uma grande diferença entre o desenvolvimento de uma trepadeira no vaso ou no solo. Quando a planta está no vaso, ela tem um espaço limitado e um consumo limitado de nutrientes para se desenvolver. Já no solo ela vai muito melhor.
Então, você até pode cultivar uma planta dessas em vaso, mas esteja ciente de que ela poderá não ficar tão grande, nem dar tantas flores, caso seja uma trepadeira de flor. Já no solo ela se sentirá livre para chegar ao seu máximo de desenvolvimento, mais extensa e mais bonita.
Cuidados no cultivo com trepadeira
Como existem muitos tipos de trepadeiras, cada uma delas tem alguns cuidados diferenciados. Mas, veja como é o cultivo, de modo geral.
Regas
Ao plantar uma trepadeira, ela não vai começar logo a se prender nas estruturas. Primeiro, ela precisa criar raízes firmes no solo para se sentir forte e segura, e depois vingar.
Então, no início desse enraizamento, as regas são bem importantes. Elas variam de acordo com o tipo de planta, podendo ser dia sim e dia não, uma ou duas vezes por semana.
Depois de enraizada, se estiver no solo, ela praticamente vai se virar sozinha com a umidade do solo. Se estiver em vaso, fique de olho quando o substrato estiver seco para dar mais água a ela.
Podas
Quase todas as trepadeiras precisam de podas para se manterem mais firmes, fortes e bonitas. No caso das floridas, as podas devem ser feitas antes da floração para que a planta aguente o peso das flores. De modo geral, faça as podas só depois do segundo ano de vida da planta para que ela tome forma. As podas devem ser feitas com uma tesoura adequada, de jardinagem.
Inspirações para usar trepadeira na decoração e paisagismo
Agora que já conhece os tipos de trepadeira, veja algumas fotos de como elas ficam lindas dentro ou ao redor de casa.
No pergolado do jardim
Uma decoração externa exuberante
Formando sombra aos poucos
Um quadro vivo na sala
Área gourmet natural
Do vaso rumo ao pergolado
Mais selvagem
Cobrindo os muros
Na varanda gourmet
Um pórtico florido
Crédito das imagens: Tua casa e Flores & Folhagens
Veja também: Ideias de decoração com suculentas
E mais: Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa