Você sabe o que é a traumatologia? Sabe aquele médico preparado para atendimento de urgência e emergência diante um acidente? Então, esse é o traumatologista! Ele que é o especialista em tratamento e reabilitação de traumas no sistema musculoesquelético (braços, pernas, mãos, pés, coluna…).
Ou seja, a traumatologia cuida das lesões causadas por força física ou contusões. Saiba mais sobre essa área da medicina abaixo.
O que faz um traumatologista?
O traumatologista é o médico especialista em cuidar de lesões ocasionadas por qualquer tipo de força física, contusões, acidentes graves e até batidas leves, como escorregar cair e bater a cabeça ou alguma parte do corpo.
E essas lesões são chamadas de traumatismo: estado de doença em determinada região produzido por ferimentos ou contusões graves. O traumatismo mais conhecido é craniano, recorrente de acidentes ou lesões graves na área da cabeça.
Além disso, no Brasil, traumatologia e ortopedia são uma única especialidade, pois as duas estão intrínsecas a lesões ósseas e musculares. Por isso, os ortopedistas também tem a mesma formação que os traumatologistas, ambos diagnosticam e tratam dos mesmos problemas com algumas especificidades.
Entretanto os traumatologistas são chamados quando há quedas, ferimentos e lesões recorrentes de acidentes e quando o paciente tem doenças congênitas e crônicas musculoesqueléticas quem assume é o ortopedista.
O que trata um traumatologista?
A traumatologia cuida da reabilitação do sistema locomotor, ósseo e muscular quando eles sofrem lesões, fraturas ou ferimentos.
As lesões mais frequentes são:
- Acidentes de trabalho;
- Lesões durante a prática esportiva;
- Acidentes de carro ou qualquer outro meio de transporte;
- Qualquer choque com violência física que atinja o indivíduo;
- Quedas e choques mecânicos;
- Acidentes domésticos.
E diante do modo e gravidade da lesão o tratamento pode ser cirúrgico ou não, pode haver imobilização por gesso, sessões de fisioterapia ou implantação de próteses.
Quais exames são solicitados pelo traumatologista?
O trabalho dos traumatologistas começa pelo exame pericial na vítima, chamado de exame de corpo de delito. Nele, o perito tem que apontar quais são as lesões e onde elas estão. Desse modo, quando no hospital, o traumatologista, ao ter uma noção do ocorrido pelo exame pericial, faz um exame físico e solicita mais exames para começar o tratamento.
Os exames mais pedidos são:
- Radiografia: utilizadas para identificar quebras ósseas e doenças;
- Tomografia computadorizada: capturas transversais internas do corpo;
- Ressonância magnética: utilizada para confirmar tumores, lesões, fraturas ou outras condições que podem estar afetando os órgãos do paciente;
- Cintilografia: avalia o fluxo sanguíneo nas artérias que nutrem o músculo cardíaco;
- Densitometria óssea: serve para descobrir a densidade mineral dos ossos de um indivíduo.
Quando é feita a consulta com esse especialista?
Deve-se procurar um traumatologista quando se há traumas, sejam leves ou graves. Uma pequena queda no banheiro ou na rua deve ser motivo para uma consulta com esse especialista também.
Abaixo separamos alguns sintomas pós-queda:
- Febre;
- Dificuldade para levantar-se;
- Ferimentos internos após a queda;
- Os famosos: galos, quando há batida na cabeça;
- Dificuldade para mover-se ou locomover-se.
Lembre-se que uma lesão não tratada corretamente pode levar a consequências sérias, piorar o quadro ou deixar sequelas. Por isso, ao sinal de algum sintoma ou uma pequena queda ou acidente doméstico procure um médico traumatologista. Caso a lesão seja gravíssima, procure um pronto atendimento urgente. Esse artigo não substitui uma consulta média.
Dica: Você sabe a diferença entre ortopedista, traumatologista ou reumatologista?
Sempre gera aquela dúvida de qual profissional é o mais indicado. Pois, como no caso de lesões e doenças ósseas e musculoesqueléticas esses três profissionais poderiam ser indicados.
E a diferença é fácil! Como dito acima a ortopedia e a traumatologia são uma só especialidade. A ortopedia cuida de problemas anatômicos e fisiológicos do aparelho locomotor, como por exemplo, escoliose, manguito rotador ou pé torto.
A traumatologia cuida do mesmo sistema que a ortopedia, mas o foco está nas lesões provocadas pelo movimento e impactos desse sistema. Por exemplo: contusões, fraturas, luxações, acidentes e outros.
Já a reumatologia, diferente das duas primeiras, cuida de lesões, alterações bioquímicas, autoimunes e outras no mesmo aparelho das demais. Ou seja, o reumatologista, além de não realizar cirurgias como os ortopedistas, cuidam de problemas sistêmicos, como artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, dentre outros.
Agora ficou mais fácil definir qual especialista buscar. E não se esqueça, em casos de traumas quanto mais rápidos na busca por um auxílio médico, maiores são as chances de reabilitação. Não deixe para depois, procure um traumatologista.