Já parou para pensar o quanto você usa suas mãos no cotidiano? E no quanto você cuida delas? Algumas vezes, o descuido fazer com que elas envelheçam mais rápido. A hidratação é o básico do cuidado, por isso, saiba como tratar mãos secas e evitar esse problema.
7 Formas de tratar mãos secas
Com pequenas mudanças, é possível acabar com as mãos secas e ainda ajudar para manter a boa aparência delas.
1. Usar luvas
No dia a dia existem diversos produtos e atividades capazes de irritar as mãos. Por isso, é recomendável usar luvas sempre que possível para qualquer afazer doméstico. Vale ressaltar que toda vez que a pele que já está ressacada sofrer atritos repetidos, a situação pode piorar.
Além disso, se você optar por usar também luvas de algodão para isso,elas manterão a pele limpa, evitando que você lave mais as mãos, outra causa do ressecamento.
2. Não lave em excesso
Sim, a água retira a hidratação das mãos. Junto com o sabonete, a lavagem repetida remove a oleosidade natural da pele, que é excelente para prevenir os casos de mãos secas. Sendo assim, evite lavar as mãos em excesso ou até mesmo o contato prolongado com a água, especialmente gelada.
Depois desse contato, é importante usar produtos com potencial hidratante, que ajudam a recuperar a pele. Eles dão maciez e evitam rachaduras e descamações, contribuindo para a renovação contínua da camada protetora.
3. Evite contato com abrasivos
Sejam líquidos agressivos ou até texturas grosseiras demais, tudo que tem uma parcela de responsabilidade no maltrato das mãos. Sempre que for entrar em contato com produtos de limpeza, por exemplo, faça com proteção e pelo menor tempo possível.
Lembre-se também que suas unhas também sofrem com esse contato. Então cuide para ter unhas grandes e fortes.
4. Use água morna
Embora se deva evitar a água, em determinados momentos é indicado que se deixe as mãos mergulhadas em água morna, produzindo o mesmo efeito dos cremes umidificantes, sem precisar gastar dinheiro.
Deixe por alguns minutos, mas atente para não ter a temperatura muito alta, senão o efeito será o contrário.
5. Seque bem as mãos
É importante que as mãos estejam bem secas depois de cada lavagem, pois como já foi dito, o excesso de água nas mãos é um dos responsáveis por esse problema.
Prefira sempre toalhas macias, que não prejudiquem nem seu pele, nem suas unhas e cutículas.
6. Importante usar filtro solar
As mãos ficam expostas o dia inteiro à radiação do sol, fato que desgasta bastante sua saúde. Por isso, o uso do protetor solar deve ser em todos os momentos, não podendo ficar restrito à época de verão ou forte sol.
Crie o hábito, assim como criou para o rosto, de aplicá-lo diariamente no dorso da mão. Vai proteger a pele e retardar o processo de envelhecimento.
Lembre-se de reaplicar sempre que lavar as mãos, suar excessivamente ou ter algum contato que justifique a renovação da proteção.
7. Use sabonetes neutros
A neutralidade do pH do sabão ou até do detergente pode influenciar na saúde das mãos. Os produtos com pH neutro são os menos agressivos para as mãos, causando menos estragos e deixando-as mais saudáveis.
Receita de hidratante caseiro para mãos secas
Essa receita é muito importante para ajudar no tratamento para mãos ressecadas, sendo um composto de nutrientes muito poderosos.
Ingredientes
Óleo de coco: 2 colheres (sopa);
Açúcar mascavo: 1 colher (sopa);
Canela em pó: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Misture em uma tigela todos os ingredientes e mexa, vigorosamente, até que fique homogêneo;
- Assim que estiver tudo bem misturado, o seu creme estará pronto para ser aplicado.
Como usar
- Coloque o creme em suas mãos e esfregue em movimentos circulares, fazendo uma esfoliação;
- Depois, lave bem as mãos para retirar o excesso;
- Aplique uma vez por dia, até obter os resultados que pretende.
Não descuide das suas cutículas também. Veja como fazer uma receitinha caseira no vídeo: