Para a maioria das mulheres, todo mês é a mesma coisa: é só chegar próximo do período menstrual que começam a sentir mal-estar, dores de cabeça, indisposição e a desconfortável cólica: talvez o pior dos sintomas.
Apesar de a cólica ser uma reação da contração do útero na tentativa de expelir o sangue que não foi usado em uma gestação, não precisava de tanto sofrimento, concorda? Mas já que é praticamente inevitável, o jeito é aliviar.
Muitas mulheres recorrem aos analgésicos para ficarem livres das dores, mas poderiam evitar a ingestão de substâncias sintéticas e apostar em cuidados naturais caseiros, como estes que selecionamos abaixo.
1. Cuide da sua alimentação
Alimentar-se bem é importante sempre, mas especialmente no período menstrual alguns alimentos devem ser evitados, enquanto outros devem ser priorizados para aliviar as dores.
É recomendado ingerir nozes, castanhas, peixes, frutas vermelhas e cítricas e temperar a comida com azeite de oliva, já que estes alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias.
Os alimentos processados e cheios de açúcar devem ser evitados, pois provocam as inflamações. Então, se você já ouviu que chocolate é o santo remédio da cólica, ele pode até ajudar, mas deve maneiras bastante na quantidade.
2. Faça compressa quente
Tenha uma bolsa de água quente para deixar repousada sobre a região abdominal e pélvica, onde sente dor. O calor é ótimo para te fazer sentir um grande alívio, pois estimula a circulação do sangue que está sendo bloqueado pelas contrações do útero.
3. Pratique uma atividade física leve
Os exercícios pesados podem ser incômodos nesse período, mas os leves estimulam a circulação, além de fazerem o corpo produzir e liberar endorfina, o hormônio do bem-estar e que também relaxa os músculos.
4. Faça massagem
Massagem é sempre bom, mas nesse período é melhor ainda, pois ativa a circulação e o contato das mãos e óleos quentes alivia a dor. O relaxamento muscular também é outro benefício que a massagem proporciona. Pode ser feita de leve, só para acalmar a região.
5. Tenha boas noites de sono
Mesmo que seja difícil dormir com cólica, procure descansar depois de uma compressa, da massagem ou do exercício. Seu corpo precisa entrar e equilíbrio e o sono é fundamental para isso. Ele ajuda a evitar o cansaço, a irritação e a regular os sistemas do corpo, inclusive o ciclo menstrual.
6. Beba água
A água é a fonte da vida, que permite o funcionamento de cada célula do seu corpo. Portanto, beba cerca de 1,5 a 2 litros de água ao longo do dia. Ela vai ajudar na circulação do sangue e a não reter líquidos, o que poderia causar inchaço e piorar a sua sensação de mal estar. Além da água, aposte em frutas com mais suco e nos chás, conforme a dica e receitas que verá a seguir.
7. Aposte no poder dos chás
Os chás, além de fornecerem a água que o seu corpo precisa para funcionar corretamente, ainda oferecem as propriedades medicinais das plantas. Para aliviar a cólica, entre os chás mais recomendados, estão a lavanda, alfavaca, artemísia, gengibre, calêndula, mangueira e agnocasto.
Receita de chá de lavanda
A lavanda oferece efeito analgésico, sedativo, anti-inflamatório e desintoxicante, aliviando não só a cólica, mas as outras dores do período menstrual.
Ingredientes:
- Água: 1 litro;
- Folhas de lavanda: 50 gramas.
Modo de preparo:
1. Coloque a água em uma panela ou chaleira, junte as folhas e deixe ferver por 5 minutos.
2. Desligue o fogo, deixe amornar, coe e beba, além de usar as folhas para deixar repousadas sore o abdômen.
Receita de chá de alfavaca
Se você pensava que a alfavaca era usada só para temperar a comida, saiba que ela também possui efeito relaxante e antiespasmódico, ajudando no relaxamento muscular e alívio da dor.
Ingredientes:
- Água: 500 mililitros;
- Folhas de alfavaca fresca: 1 colher de sopa.
Modo de preparo:
1. Da mesma maneira que o chá de lavanda, leve a água com a alfavaca para ferver, depois deixe esfriar, coe e beba ao longo do dia, sem açúcar.
EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR A CÓLICA
Os exercícios de alongamento e relaxamento também podem ajudar muito a aliviar a cólica. Veja como fazer no vídeo abaixo: