A dor ciática consiste em uma inflamação ou até mesmo irritação no nervo mais extenso do corpo humano: o nervo ciático. As consequências desse problema se estendem até o pé e geram dores por uma grande extensão do corpo. Por isso, confira alguns tratamentos para dor ciática que são muito simples e podem ser preparados ou executados em sua casa.
Quais são os tratamentos para dor ciática
Quer se livrar dessa dor que irradia da coluna até os pés? Para isso, é necessário que haja disciplina para persistir no tratamento e executá-lo da melhor maneira possível. Para isso, existem alguns tratamentos para dor ciática que são muito simples de se fazer em casa ou de se localizar e que vale a pena tentar realizá-los. Não se esqueça que, em casos mais severos, é mais prudente que se contate um médico.
1. Cebola, alho e mel
A mistura desses três ingredientes gera um poderoso anti-inflamatório natural que auxiliará no tratamento para aquela constante e incômoda dor de coluna, já que esses componentes são ricos em antioxidantes e vitamina C que possui propriedades contra inflamações gerais. Saiba como fazer e como usar: xarope de cebola, alho e mel.
2. Natação e hidroginástica
Essas atividades não forçam a estrutura óssea com impactos e são excelentes para o fortalecimento de músculos e articulações da região. Assim, a sua prática frequente é excelente para a correção de postura e é um precioso complemento de outras medidas corretivas.
3. Repouso
Por incrível que pareça, o repouso pode ser um dos tratamentos para dor ciática. Nem sempre esse tipo de dor será proveniente da falta de repouso, mas em alguns casos, acontece que o repouso insuficiente e inadequado pode gerar muita tensão muscular. Esse tipo de tensão pode ser a causa da dor na coluna e é muito simples de ser resolvida; basta que se descanse bem.
4. Fisioterapia
Essa ainda é uma das opções mais seguras e eficientes para tratar dor na coluna, já que o profissional sabe como tratar cada caso de dor e o que receitar em cada situação, além de qual exercício deve ser feito e o que o paciente não poderá realizar após o procedimento. As consultas podem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana e irão ser bastante precisas para avaliar os sintomas e auxiliar no tratamento desse quadro.
5. Acupuntura
A acupuntura é uma arte milenar chinesa que explora pontos sensíveis do corpo para que a penetração de finas agulhas o estimule a tratar problemas específicos. Assim, essa terapia é um excelente complemento para quem deseja tratar a dor ciática e pode ser realizada na frequência que o especialista julgar necessário.
6. Tratamento frio/calor
Comece fazendo compressas com bolsas de gelo na área da dor, deixando agir por 20 minutos em várias sessões diárias. Isso irá anestesiar a região e aliviar a dor.
Após uma semana, repita a operação, dessa vez com água quente (com cuidado para não queimar a pele) que irá aliviar a musculatura tensionada da região ciática. Se a dor persistir, você pode fazer sessões alternadas entre o frio e o calor.
7. Arnica
A arnica é uma ótima solução para a dor e você pode usar a pomada ou a tintura ou até mesmo o óleo dessa substância para fazer massagens na região que estiver sentindo doer. Conforme um estudo brasileiro, a arnica possui excelentes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas e pode até ser utilizada como alternativa natural para o tratamento de cães.
8. Açafrão
Faça uma pasta com açafrão e azeite de oliva e aplique na área afetada deixando agir por meia hora. Você pode cobrir com uma gaze ou pano de algodão embebido em água morna. O açafrão é um excelente anti-inflamatório natural e auxiliará diretamente no tratamento para dor de coluna.
9. Vinagre de maçã
Esse tipo de dor pode até alcançar os pés. Se for esse o caso, você pode fazer uma infusão com água quente em uma bacia, adicionando meio litro de vinagre de maçã e um punhado de sal marinho.
Misture tudo e ponha os pés na água até que ela esfrie. É importante que você faça isso antes de dormir e que ao terminar o procedimento, seque bem os pés e os envolva com uma meia grossa ou com uma toalha seca. Mantenha os pés calçados no dia seguinte e repita o processo sempre que voltar a sentir dor.
10. Leite de alho
Esse tratamento não é tópico. Em uma panela, cozinhe três cabeças inteiras de alho amassado com meia colher (chá) de açafrão, mais uma pitada de pimenta-do-reino e um copo de leite. Deixe ferver e, quando esfriar, bata tudo no liquidificador.
Não precisar coar a mistura, basta transferi-la para um frasco limpo e com tampa. Você deve tomar 3 colheres (sopa) desse líquido diariamente, de preferência, antes das refeições. O alho é anti-inflamatório e esse composto potencializa essa propriedade, tornando-o um concentrado desse ingrediente.