Melhores tratamentos caseiros para pontas duplas
Crédito: Freepik

4 Tratamentos caseiros para pontas duplas

As pontas duplas ficam assim naturalmente, mas manter alguns cuidados ajuda a preveni-las e tratá-las, quando já se formaram

Publicidade

Quando o cabelo está com pontas duplas, chegou a hora de dar aquela aparada só nas pontinhas. Mas, se não quiser ou não puder fazer isso, veja algumas dicas de tratamentos caseiros para diminuir as pontas duplas. Veja também por que essas pontas se formam e quais são os principais cuidados para evitá-las.

Por que o cabelo fica com pontas duplas?

As pontas são a parte mais antiga do fio de cabelo. Com o passar dos meses elas vão ficando velhas, e se o cabelo não receber cuidados, a água, o óleo e os nutrientes não chegam nas pontas. Fica ainda pior se o cabelo é exposto a muita química e calor do secador, da chapinha ou do babyliss.

Essa combinação de fatores prejudiciais às pontas do cabelo faz com que elas percam sua camada protetora, fiquem frágeis e ressecadas. É aí que acontece a fragmentação do fio em pontas duplas, triplas ou mais.

O que fazer para prevenir as pontas duplas?

Se não cortar o cabelo por um longo período de tempo, mesmo cuidando bem as pontas duplas podem surgir, afinal, elas são a parte mais antiga do cabelo. No entanto, é possível retardar ao máximo as pontas duplas com alguns cuidados:

Publicidade
  • Evitar usar secador, chapinha e babyliss;
  • Se for usar as fontes de calor, aplicar protetor térmico antes;
  • Fazer hidratação semanal ou quinzenal;
  • Pentear o cabelo começando pelas pontas até chegar na raiz;
  • Se usar química no cabelo, manter um cronograma capilar;
  • Fazer receitinhas caseiras para tratar as pontas duplas.

Tratamentos caseiros para pontas duplas

Não precisa gastar muito para tratar das suas pontas duplas em casa. Lembre-se de sempre lavar o cabelo com água morna ou fria para potencializar o efeito das receitas.

1. Umectação com óleos vegetais

A umectação é um tratamento bastante utilizado por quem tem cachos, pois a curvatura dos fios dificulta a chegada de óleo e nutrientes nas pontas, deixando-as ressecadas. Então, esse tratamento tem a mesma utilidade para as pontas duplas.

Os ingredientes usados são óleos vegetais, como óleo de coco, rícino, argan, abacate, jojoba e semente de uva, ou mesmo azeite extravirgem. Você pode escolher um ou alguns óleos, misturar e aplicar nos cabelos secos.

Se não quiser deixar a raiz muito oleosa, aplique somente no comprimento, separando o cabelo por mechas para que o óleo pegue em tudo. Depois é só deixar agir por uma hora ou durante a noite. Por fim, lave muito bem, com água morna, xampu e condicionador, para remover todo o óleo.

Publicidade

Esse tratamento pode ser feito uma vez por semana, a cada quinze dias ou uma vez por mês, dependendo do quanto o cabelo está ressecado e com pontas duplas.

2. Máscara de abacate e óleo de rícino

Se não tiver o óleo de abacate pode usar a fruta mesmo. O abacate tem uma polpa bem oleosa, pois é composto por óleos que fazem muito bem à saúde de modo geral, inclusive quando aplicados no cabelo.

O óleo de rícino é uma ótima opção porque atua também no crescimento do cabelo. Mas, se não tiver, pode ser qualquer outro óleo vegetal recomendado na dica da umectação. Misture meio abacate com um pouco de óleo em um potinho até formar uma pasta.

Publicidade

Lave o cabelo com xampu para abrir as cutículas, depois retire o excesso de água e penteie. Aplique a máscara de abacate nas pontas e deixe agir por uns 20 minutos. Depois enxágue com água morna e termine de lavar como de costume.

3. Reconstrutor de vinagre

Usar vinagre de maçã no cabelo é ótimo, seja para selar as pontas duplas, limpar o couro cabeludo ou dar brilho no cabelo todo. Como o foco agora são as pontas, a forma de uso é bem simples.

Misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã (melhor se for orgânico) com 150 ml de água. Lave o cabelo com xampu, retire o excesso de água e penteie. Em seguida, aplique a mistura de vinagre nas pontas com ajuda de um borrifador e deixe agir por 20 minutos.

Publicidade

Depois desse tempo, enxágue o cabelo com água morna ou fria. Não precisa passar condicionador se não quiser, pois o vinagre já cumpriu com a função de selar as pontas. Mas, pode usar o condicionador para selar o restante do comprimento do cabelo, se achar necessário.

4. Hidratação com mel

Outro ingrediente que é ótimo para hidratar e nutrir o cabelo é o mel de abelhas. Ele ajuda a selar os fios, nutre, hidrata e fortalece. Pode ser misturado com banana, com maionese, com óleo vegetal ou uma ampola de vitamina E.

Veja como fazer receitas de hidratação com mel para pontas duplas.

Publicidade

Veja também: Como fazer reparador de pontas caseiro

PODE GOSTAR TAMBÉM