Tratamento eficaz contra síndrome de Down descoberto na Espanha – e é natural

Tratamento descoberto em Barcelona pode indicar melhora na qualidade de vida de quem nasce com síndrome de Down

Publicidade

Até então nenhum estudo confiável e com resultados conclusivos havia apontado qualquer tipo de tratamento para a Síndrome de Down, mas ainda existem esperanças. Pesquisadores espanhóis têm apontado um caminho inédito para aumentar as capacidades intelectuais de pessoas que nascem com essa síndrome – e o melhor: o tratamento é natural.

Tratamento natural para Síndrome de Down

A pesquisa que aponta um tratamento confiável e natural para a síndrome de Down é liderada pela investigadora Mara Dierssen, do Centro de Regulação Genômica de Barcelona. Após longo período de pesquisa, ela e sua equipe analisaram a ação de um composto do chá verde, a epigalocatequina galato, sob pacientes com síndrome de Down.

A equipe percebeu que esse composto, ao ser aplicado em ratos com a trissomia XXI, melhorava as funções e desenvolvimento cerebral. A partir de então, os testes passaram a ser realizados em humanos. Foram utilizadas 84 pessoas voluntárias com Down entre 16 e 34 anos nos testes. Parte delas recebeu 9 miligramas da epigolatequina durante um ano enquanto outra parte recebeu apenas placebos. Durante este período de um ano, foram realizados periodicamente testes que analisavam as capacidades motoras, intelectuais, de memória e também de comportamento.

Os resultados oferecidos

Os pesquisadores notaram que o grupo que recebeu o princípio ativo do chá verde obteve respostas melhores aos testes do que o grupo que recebeu o placebo. A diferença foi suave, mas foi suficiente para que os pais dos jovens que receberam o principio ativo percebessem melhorias e concluíssem que seus filhos faziam parte do grupo que não recebia o placebo.  Houve melhora na memória a curto prazo, diminuição da impulsividade e maior adaptabilidade às funções do dia a dia. Exames médicos mostraram maiores conexões neurais na região frontal do cérebro, indício de que, de fato, houve um aprimoramento no processamento de informações cerebrais. Foi um resultado suave mas que pode gerar grandes avanços no tratamento da síndrome para o futuro e esperança de uma vida mais tranqüila para os portadores de Down.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM