dicas caseiras retardar a calvicie
Crédito: Freepik

Dicas caseiras e bons hábitos para ajudar a retardar a ação da calvície

A calvície é uma condição genética que não é reversível. Só o que se pode fazer é adiar a morte da raiz do fio. Veja como

Publicidade

Homens e mulheres sofrem com a calvície, que é uma condição que não afeta a saúde, mas que afeta a autoestima. Existem tratamentos para retardar ao máximo a calvície ao longo dos anos, mas para entender como eles funcionam, é preciso antes entender o que é a calvície.

O que é calvície?

De acordo com a Dra. Maria Angélica Muricy, que é especialista em dermatologia e transplante capilar, a calvície é uma característica física conhecida como alopécia androgenética. Ou seja, é uma condição genética (passada de geração familiar), que provoca a queda de cabelo por causa de um componente hormonal masculino. Esse componente, embora seja masculino, pode ser herdado tanto do pai quanto da mãe, inclusive dos avós.

Conforme explica do Dr. Diogo Coimbra, que é médico cirurgião plástico e especialista em transplante capilar, é normal que todas as pessoas percam, em média, 100 fios de cabelo por dia, pois faz parte do ciclo de nascimento, permanência e queda do cabelo para o nascimento de um fio novo.

As pessoas que possuem a genética da calvície também vão perder essa mesma quantidade de fios por dia. Porém, depois da queda, sempre que chegar a hora de nascer um novo fio, ele vai nascer cada vez mais fino e fraco até o ponto em que vai parar de nascer. A raiz de onde vinha esse fio vai “morrer” e ser absorvida pelo organismo.

Publicidade

Condição para qualquer tratamento funcionar

É importante falar sobre esse ciclo da calvície, pois os tratamentos caseiros ou clínicos para essa condição só funcionam quando ainda existe raiz viva para nascer um novo fio. Mas não tem como saber se a raiz ainda está viva sem ir a um médico especialista para que ele observe o couro cabeludo através de aparelhos específicos com lentes de aumento de vários graus.

Uma pessoa só vai começar a notar os sinais de calvície quando já tiver perdido cerca de 50% das raízes em uma determinada região do couro cabeludo. É difícil detectar a ação da calvície logo no comecinho, pois não é perceptível a olho nu.

Então, antes de pensar em fazer qualquer tipo de tratamento, o correto é agendar uma consulta com um médico especialista em cabelo (dermatologista ou tricologista) para saber se ainda existem raízes vivas o suficiente para ver um bom resultado de qualquer tratamento.

Tratamentos caseiros para calvície funcionam?

Não tem como fazer a calvície parar de acontecer, pois ela é uma programação genética, assim como a cor da pele e dos olhos. Nenhum tratamento vai resolver o problema para sempre. O que se faz é promover à raiz viva condições favoráveis para o nascimento de novos fios mais fortes e grossos.

Publicidade

Mas, para isso, o tratamento e os bons hábitos devem ser contínuo e quanto antes for começado, melhor, pois assim evita que várias raízes morram antes de começar a fortalecê-las. Dessa forma, mais rápido também será o resultado, pois ainda há bastante cabelo para fortalecer.

Dicas caseiras para retardar o efeito da calvície

No caso dos tratamentos caseiros à base de alho e azeite, por exemplo, não há comprovações científicas o suficiente da eficácia desses tratamentos, pois cada pessoa pode ter uma reação diferente e usar de forma diferente.

As dicas mais comuns são para fortalecer os fios com nutrientes que eles precisam e que estão em falta no organismo, além de cuidados no dia a dia para evitar que os fios fiquem mais fracos. Veja algumas opções:

Publicidade
  • Evitar manter a cabeça coberta com gorro e boné o tempo todo, pois o couro cabeludo necessita de ventilação;
  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada, com a quantidade adequada de proteínas e vitamina D, conforme a recomendação do nutricionista para cada pessoa;
  • Não usar anabolizantes;
  • Lavar o cabelo com água fria ou morna, pois água muito quente enfraquece os fios e resseca o couro cabeludo;
  • Evitar o uso de secador muito quente no couro cabeludo, pelo mesmo motivo da dica anterior;
  • Não dormir com cabelo molhado, pois a umidade transferida para o travesseiro e em contato com a cabeça prejudica as boas condições da raiz do cabelo;
  • Não fumar.

Tratamentos clínicos para calvície

Entre os principais tratamentos clínicos para a calvície, que devem ser usados com recomendação médica ou aplicados pelo médico, estão:

  • Finasterida (via oral, atinge a parte hormonal que provoca a calvície);
  • Minoxidil (para aplicar na cabeça, atua fortalecendo a raiz do fio);
  • M.M.P. (o médico faz micro infusões de medicamentos na pele);
  • Upill Men (pílulas que suprem as necessidades nutricionais e fisiológicas da queda de cabelo por calvície);
  • Laser capilar (aplicado pelo médico, estimula e ativa a raiz do cabelo);
  • Transplante capilar (cirurgia para transplantar raízes fortes para o local das fracas).

Para cada caso, um tratamento

Embora já existam diversos tipos de tratamentos para retardar a ação da calvície, é importante deixar claro que nem todo tratamento funciona para todas as pessoas, e que eles também podem trazer efeitos colaterais. Por isso, nunca inicie um tratamento, especialmente com medicamentos, sem antes consultar um médico.

PODE GOSTAR TAMBÉM