Infelizmente, as espinhas não são sintomas apenas da puberdade. Fatores como o a poluição, o estresse e a alimentação criam condições para o surgimento dessas pequenas inflamações incômodas e inestéticas. Ninguém merece viver nesse pesadelo, e por isso, vamos ensinar a atenuar e a combater as malditas borbulhas.
As manifestações da acne são lesões cutâneas que aparecem principalmente no rosto, no pescoço, nos braços e nas costas. As glândulas sebáceas fabricam oleosidade para lubrificar a derme, que depois deveria ser libertada através dos poros. Quando por algum motivo essa substância é produzida em maior quantidade surgem cravos que acabam entupindo e sendo contaminados por bactérias. Certas circunstâncias em que há uma irregularidade hormonal, como durante a adolescência, a gestação ou a ansiedade, pioram a situação.
Tipos de acne
Nem todo o acne é igual, mas em relação a todos os tratamentos devem ser aplicados o quanto antes. Não é por já não sermos adolescentes que a questão estética não nos vai desmotivar, deixando o ego mais fragilizado. A acne deve ser tratado mal seja detectada, de forma a evitar cicatrizes. Zele pela sua saúde cutânea e não deixe o problema avançar.
Acne comedônica ou não inflamatória
É a forma mais comum, também conhecida como o maior pesadelo dos adolescentes. As espinhas e cravos surgem maioritariamente na testa, nariz e bochechas. Infelizmente não é exclusivo da adolescência e pode surgir em qualquer altura da vida.
Acne pápulo-pustulosa
Este tipo de acne caracteriza-se pela ocorrência de elevações na pele formadas por pus.
Acne nódulo-quística
Nesta situação surgem nódulos internos na pele, no rosto, costas e tórax. São normalmente muito vermelhos e causam dor.
Tratamento para o acne
Parar conquistar uma pele super lisa e invejável tem de pôr em prática uma rotina de limpeza regular.
1. Esfoliação
Não deve fazer a esfoliação com um esfoliaste agressivo. A pele do rosto é muito sensível. Escolha um esfoliante suave, de grãos finos e massageie o rosto com delicadeza.
2. Limpeza
Para limpar as impurezas tem várias opções. Escolha entre o gel, o sabonete próprio para o seu tipo de pele ou o tônico de limpeza.
3. Tonificação
Os tônicos e as águas termais servem para que a pele não perca a hidratação depois da limpeza. Não ignore esse passo mesmo que considere a sua pele muito oleosa. Escolha um produto adequado ao seu tipo de pele.
4. Proteção
O protetor solar não serve só para quando você vai à praia. De dia para dia o sol vai ficando cada vez mais agressivo e por isso devemos estar sempre protegidos contra os raios UV.
Esses passos vão deixar a sua pele com um aspeto mais cuidado e protegido contra as agressões diárias. Complemente essa rotina com as receitas naturais que vamos mostrar, excelentes para eliminar a acne.
Máscaras caseiras para acabar com o acne
Máscara de iogurte e limão
Ingredientes:
- Iogurte natural: 2 colheres de sopa
- Limão: 1/2 colher de sopa de suco
Modo de preparo:
1. Numa vasilha misture os dois ingredientes.
2. Aplique a máscara sobre o rosto e deixe atuar durante 20 minutos.
3. Passados os 20 minutos lave o rosto com água morna.
4. Aplique a máscara uma vez por semana.
Máscara de clara de ovo e limão
Ingredientes:
- Clara de ovo: 1 unidade
- Limão: algumas gotas de suco
Modo de preparo:
1. Misture os ingredientes num recipiente.
2. Aplique a mistura na pele e deixe repousar durante 20 minutos.
3. Remova com água morna.
4. Pode fazer esse tratamento duas vezes por semana.
Assista a seguir o vídeo sobre como acabar com as espinhas utilizando métodos caseiros:
Compartilhe essa dica!