Menu

Transplante capilar: veja como funciona o método FUE

Esse método tem vantagem em relação ao método FUT, que também é um dos mais conhecidos no Brasil

Crédito: Freepik

Publicidade

O transplante capilar tem proporcionado uma transformação positiva na vida de homens e mulheres. Quem tem calvície hereditária, percebe a queda de cabelo cada vez mais acentuada com o passar dos anos. Embora as mulheres sofram mais pela pressão social, os homens modernos estão mais vaidosos e também se importam com as desvantagens de ser careca.

As duas mais famosas técnicas de transplante capilar, aplicadas no Brasil, são a FUT e a FUE. No método FUT o médico corta, com o auxílio de bisturi, uma faixa de cabelo da zona doadora – que vai doar os cabelos para a zona que está careca. O FUE você vai conhecer melhor agora.

Método FUE

A técnica FUE não corta essa faixa toda de cabelo. De acordo com o Dr. Thiago Bianco, referência mundial na técnica FUE e técnica combinada, “o termo FUE (Follicular Unit Extraction) significa Extração de Unidades Foliculares e é uma técnica de obtenção dos fios da área doadora para o transplante capilar removendo fio a fio, sem a necessidade de incisão, o que não deixa a cicatriz linear característica de outros procedimentos.”

Como funciona?

Dr. Fabrício Ribeiro, médico cirurgião plástico, também explica que, no método FUE, primeiro, os cabelos da área doadora devem ser raspados.

Publicidade

Depois, o cirurgião começa o processo de extração dos folículos com o punch, instrumento que realiza a retirada dos folículos capilares.

Esse aparelho é introduzido na área doadora e retira, aos poucos, folículo por folículo. Cada folículo pode conter de 1 a 6 fios.

Depois que a quantidade necessária de folículos capilares é retirada da área doadora, o cirurgião implanta esses folículos na área careca.

O diferencial da técnica FUE

A técnica FUE tem uma vantagem sobre a FUT. Permite a retirada de folículos de outras áreas do corpo, como por exemplo a barba e o tórax. Assim, pacientes que apresentem área doadora com baixa densidade podem ter os folículos retirados da barba e do tórax também. Essa modalidade de FUE recebe o nome de body hair transplant.

Publicidade

Veja também: Minoxidil funciona mesmo para tratar calvície?

Recuperação do transplante capilar

Depois de terminado o transplante capilar com o método FUE, o paciente recebe alta no mesmo dia.

Como não existe incisão para retirada de uma faixa de cabelo com couro cabeludo, e nem precisa de pontos, a recuperação é mais rápida e mais tranquila do que na técnica FUT.

Mas, as recomendações dos médicos para os pacientes recém-transplantados são as mesmas em ambas as técnicas:

Publicidade
  • Dormir na posição indicada, de forma que a zona tratada não entre em contato com o travesseiro;
  • Evitar a exposição solar ou chuva;
  • Evitar a frequência de piscinas com cloro;
  • Evitar nadar em mar aberto durante os primeiros 8 dias;
  • Evitar o mergulho em mar aberto durante os primeiros 10 dias;
  • Não praticar exercício físico durante os primeiros 7 dias;
  • Não utilizar qualquer tipo de capacete nas 2 primeiras semanas;
  • Evitar o uso de produtos químicos (gel; Minoxidil, outros) durante o primeiro mês;
  • Reduzir o consumo de tabaco durante os primeiros 3 dias;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas enquanto tomar antibiótico;
  • Reduzir o consumo de sal e açúcar enquanto tomar anti-inflamatórios.

Aproveite e veja: Ozonioterapia capilar: um tratamento para cabelos mais saudáveis

Quando o cabelo começa a crescer?

Depois de 14 dias de cirurgia, as suturas podem ser removidas. Por volta dos 3 meses depois da cirurgia, os novos fios de cabelo começam a crescer de forma permanente, tanto na zona que era careca quanto na zona doadora, de onde foram retirados os folículos de cabelo.

A grande diferença do transplante capilar FUE é que, diferente do FUT, não é removida toda uma faixa de cabelo para ser doadora. Na FUE, os fios são removidos mais espaçadamente, evitando uma grande cicatriz. Fica praticamente imperceptível depois de cicatrizado.

Publicidade

O que o paciente precisa levar em consideração, nessa questão estética para escolha da técnica, é o aspecto do seu cabelo, se é muito claro e fino, por exemplo, pois a cicatriz da técnica FUT pode aparecer mesmo com fios mais longos. Aí é uma questão do quanto cada pessoa se importa com isso.

Quanto tempo leva a cirurgia de transplante capilar?

O tempo depende de quantos fios serão implantados e do método escolhido. No método FUE leva de 6 a 10 horas, dependendo de vários fatores. O paciente recebe anestesia local e pode dormir enquanto a equipe médica trabalha no transplante capilar.

Aproveite e veja: 9 causas da queda de cabelo

Pode usar fios de cabelo de outra pessoa?

Não, ao menos por enquanto. É mais seguro usar os fios da própria pessoa para evitar a rejeição, que pode ser intensa.

Publicidade

Com que idade pode fazer transplante capilar?

Os médicos não recomendam fazer o transplante capilar quando a queda de cabelo está muito no início.

Isso porque o paciente poderá ter que fazer mais procedimentos no futuro, mesmo tomando os cuidados recomendados pelo médico para controlar a queda, manter o cabelo mais forte e saudável.

Então, é melhor esperar para ver até onde vai a calvície do paciente. Quando já perceber um certo grau, pode ir ao médico para ele examinar e prever como será o formato e intensidade da queda ao atingir seu grau máximo.

Publicidade

Veja também: Dicas caseiras e bons hábitos para ajudar a retardar a ação da calvície

Artigo com informações Clínica Fabrício Ribeiro e Thiago Bianco Restauração Capilar

Sair da versão mobile