Penteados com tranças são usados para adornar os cabelos há milhares de anos e, até hoje, nunca deixam a desejar. São usadas por pessoas de todas as idades, em mil e um modelos possíveis, seja para embelezar ou trazer praticidade.
Não só para essas finalidades, desde o Egito Antigo, há mais de 5 mil anos, elas eram usadas pelas mulheres dos diferentes povos africanos para designar suas características. Cada tipo de penteado trançado era feito de acordo com a idade, a posição social, o estado civil, a fertilidade e muito mais. Também eram usados adereços como conchas, lã, feltro e joias para valorizas os penteados.
Assim segue nos dias de hoje, embora esses significados não tenham mais a mesma utilidade. Agora pode-se usar trança no dia a dia e em ocasiões especiais. As fixas, que duram meses, ou das rápidas para fazer em um minuto e tirar algumas horas depois. Se você ama a beleza e a versatilidade desse penteado, confira lindos modelos para se inspirar a usar.
20 Modelos de penteados com tranças
Não apenas por conta da sua variedade de modelos, a trança também é muito democrática com quem vai usar. Desde cabelo lisos e finos até os crespos e espessos podem se beneficiar da beleza dos penteados trançados. Então, com certeza tem alguns modelos de trança que vão ficar perfeitos em você. Veja algumas ideias.
1. Mistas na lateral
Para penteados com tranças mais despojados é comum fazer a trança e afrouxar os fios para que fique mais aberto. Uma alternativa para quem tem bastante cabelo é fazer uma trança dentro da outra, criando mais do que um efeito frouxo, e sim, um visual mais elaborado. Assim, esse penteado serve para todas as ocasiões.
2. Coque alto
Outra forma de trabalhar mais de um tipo no mesmo penteado é fazendo um volumoso coque. Para esse penteado também é necessário ter cabelos longos e volumosos, mas é possível adaptar para cabelos médios e fios mais finos. Também é uma opção pronta para qualquer ocasião.
3. Preso com acabamento em coque lateral
Esse é um penteado ótimo para eventos mais formais. Se quer usar cabelo preso, seja para ter mais praticidade ou para mostrar algum detalhe do vestido, o coque sempre entra na lista das melhores opções. Para que não seja tão simples, pode ser feita um trança percorrendo toda a parte de trás da cabeça.
4. Cabelo crespo escovado com detalhe
Para um visual moderno, com volume, esse é um penteado que cai muito bem. Ideal para fios cacheados ou crespos que já possuem o volume natural e que ficam bem leves quando escovados. Ao mesmo tempo em que essa trança está no detalhe, é o ponto alto do penteado.
5. Trancinhas no topo de cabelo curto
Esse é um penteado simples para o dia a dia, apenas para colocar um detalhe mais alegre no cabelo sem precisar de outros tipos de adornos. É um estilo jovial para um visual bem leve e despojado.
6. Trancinha detalhe
Outra forma de colocar um detalhe a mais no cabelo é fazendo uma simples e pequena trancinha na lateral do cabelo, perto do rosto. Aliás, pode fazer algumas dessas espalhadas pelo cabelo ondulado para criar um visual boho ou hipster.
7. Embutidas nas laterais
A trança embutida fica mais firme e começa no topo da cabeça. Você pode fazer um modelo tradicional, no centro da cabeça, ou dividir o cabelo ao meio e fazer duas tranças embutidas, uma de cada lado. Servem para cabelos médios e curtos também.
8. Espinha-de-peixe em cabelo curto
Falando em cabelo curto, há várias opções de penteados com tranças que se pode fazer. Uma delas é a espinha-de-peixe que é mais elaborada, pois tem mechas mais finas e juntas, deixando mais volumoso até um cabelo fino.
9. A partir da franja
Ao invés de prender a franja com uma tiara ou um grampo, faça um penteado um pouquinho mais elaborado, porém fácil de executar sozinha. Só precisa ter o jeito de fazer trança para trás ou também pode fazê-la na frente e depois prender para trás. Um charme lindo para o dia a dia.
10. Jumbo
Para quem deseja preencher o cabelo com tranças, uma das opções mais usadas pela sua facilidade de encontrar e bom preço, são as jumbo. Elas são sintéticas e aplicadas por um profissional no cabelo natural. O efeito fica bem uniforme e é possível fazer vários penteados depois. O comprimento também pode ser escolhido a gosto.
11. Lateral a partir da franja
Para ter esse efeito Rapunzel o ideal é ter cabelos longos e fios grossos, pois assim pode ser bem leve e com mechas grossas e volumosas. O detalhe especial é começar a fazer a trança na raiz da franja e seguir por toda a lateral. Fica muito romântico.
12. Nagô na cabeça toda
Penteados com tranças nagô são tradicionais da cultura africana, usado antigamente para fazer desenhos na cabeça com diversos significados. É o tipo de trança raiz, que pode ocupar o couro cabeludo inteiro ou apenas uma parte. Nesse modelo, as tranças estão por toda a cabeça e extensão dos fios em um desenho mais simples, com linhas diagonais.
13. Nagô em meia cabeça
Esse é outro exemplo do trançado nagô, feito apenas em uma parte da cabeça, enquanto o restante do cabelo fica solto, valorizando o volume natural. É uma forma mais versátil de variar os penteados no dia a dia.
14. Preso baixo
Seja para o dia a dia ou um evento especial, esse é um penteado simples e bem discreto. É ideal para quando quer que a roupa chame mais a atenção. Nesse modelo ele está em um cabelo liso e médio, mas pode ser feito em qualquer tipo de cabelo. Basta fazer uma trança de cada lado e depois juntá-las na parte da nuca prendendo com grampos.
15. Rabo-de-cavalo
Essa trança volumosa, em um cabelo longo de fios grossos, é mais do que um simples rabo-de-cavalo, pois ela já começa na raiz, no topo da cabeça. Assim ganha um visual mais sofisticado para ser usada em eventos mais formais. Fica especialmente destacada em cabelos longos, pois a sua grossura é o ponto alto do penteado.
16. Em formato de rosas
Criatividade e graciosidade definem esse lindo penteado. Por que fazer apenas um coque central quando pode fazer três e usar as tranças para criar um efeito de pétalas? Esse é penteado trançado delicado e que pode receber pequenas flores ou pedrinhas para ficar mais sofisticado em um evento noturno.
17. Tiara
Uma maneira clássica de usar a trança é passando-a sobre o topo da cabeça para dar esse efeito de tiara natural. É um penteado bem antigo, que deixa o visual romântico e pode ser aplicado em cabelos de todos os tipos, soltos ou totalmente presos. O estilo da trança também varia, ficando lindo com a espinha-de-peixe no caso de cabelos mais finos.
18. Moicano
Essa é uma trança embutida que começa na franja e é puxada para trás, apenas no centro da cabeça. Resulta nesse visual diferente e moderno. Também é uma opção que fica bem em cabelos de todos os tipos e tamanhos.
19. Tornado
Seguindo a linha das tranças jumbo, existe também o efeito tornado, ou twist, que são as tranças torcidas e mais grossas, com efeito de corda. Elas podem ser feitas em várias espessuras, transmitindo aspectos da personalidade e do estilo de vida de quem as usa, já que são temporariamente fixas.
20. Mistas com cabelo semi preso
Por fim, mais um modelo de penteado para quem gosta de um visual mais despojado e tem bastante cabelo para trabalhar. A dica é fazer tranças de diferentes estilos e espessuras na lateral da cabeça até a nuca. Depois prender o restante do cabelo de um jeito mais despojado para um visual hype. Fica lindo para o dia a dia.
Crédito das imagens: We Fashion Trends, Tudo com Moda e Manu Luize.
Veja também: 9 Ideias de penteados para crianças