O problema é que esse medicamento faz parte do cotidiano de muita gente. Essa é uma droga que é tomada por milhares todos os dias e tem efeitos colaterais perigosíssimos. Aliás, de acordo com o especialista irlandês Jack Crane, o Tramadol é responsável por mais mortes que drogas pesadas e ilegais como a cocaína e a heroína.
O consumo de Tramadol pode ser fatal
Parece que este analgésico não é perigoso se tomado corretamente. Porém, quando misturado com outras drogas ou álcool pode ser fatal. E , mesmo com a venda restrita, acaba parando no mercado negro, para consumos que nada têm que ver o uso terapêutico.
Durante o ano passado foram registradas no Norte da Irlanda 33 mortes devido ao consumo de Tramadol. Quem vem denunciar esse perigo é o professor Jack Crane, patologista do Serviço Nacional de Saúde Irlandês. De acordo com o médico, em alguns países trata-se de uma droga que pode ser comprada sem receita, o que leva as pessoas à prática da automedicação. As pessoas tendem a presumir que como a droga está disponível na farmácia e não é preciso receita que ela é segura e não vai fazer mal. Mas isso não é verdade.
É urgente agir para evitar um desastre comunitário!
É por isso que esse medicamento devia ser reavaliado e vendido apenas aos portadores de prescrições. Ou seja, um clínico é que deveria determinar se essa é ou não a droga adequada para o paciente. A dosagem e a posologia também deveriam ser indicados por um profissional.
De ano para ano os casos de morte associados ao Tramadol vão-se multiplicando. Essa tendência não vai acabar a menos que algo seja feito.
O experiente investigador Jack Crane acredita que para pôr fim a esse cenário a droga tem de levar uma nova classificação. O Tramadol tem de ser equiparado às drogas ilegais que são proibidas.
Este clínico promete continuar pressionando para a classificação do medicamento seja revista e o Tramadol deixe de fazer vítimas.
Se for o seu caso, converse com o seu médico para determinar se pode continuar consumindo Tramadol ou de que modo pode prejudicando o seu estado de saúde.
Entenda porque deve sempre ler a bula
Fonte: www.itv.com