Menu

Tradições de Natal inusitadas pelo mundo

Algumas são tão diferentes que você vai se surpreender

Crédito: Reprodução Fotolia

Publicidade

Se você nunca passou o Natal em um lugar de cultura diferente da sua, pode ter um choque de realidade agora. Pois é, essa data é comemorada em muitos países, mas cada um tem suas peculiaridades. Conheça algumas das tradições de Natal mais inusitadas pelo mundo.

Natal em janeiro?

Crédito: Russia Beyond

É isso mesmo! Os russos, ucranianos e outros países com cultura fortemente ortodoxa celebram o Natal no dia 7 de janeiro. Isso acontece porque eles seguem o calendário juliano criado em 45 a.C., em vez do calendário gregoriano, instituído pelo papa católico Gregório 13, em 1582. Entre esses calendários existem 13 dias de diferença e isso explica a tradição que, para nós, é inusitada.

Picles na decoração natalina

Crédito: Reprodução/Getty Images

Existe uma tradição alemã chamada Weihnachtsgurke – ou picles Natal. Nem todos os alemães praticam, mas é uma das tradições de Natal inusitadas que vale a pena conhecer, especialmente se você for passar um Natal com pessoas que têm esse hábito.

Basicamente, pegam-se pepinos frescos, coloca-se um ganchinho na ponta e eles são pendurados escondidos na árvore de Natal. A ideia é que, na manhã de Natal, a criança que encontrar o picles primeiro ganhe uma guloseima.

Publicidade

O caganer no presépio

Crédito: Reprodução/Getty Images

Mas, o que seria um caganer? Trata-se de um bonequinho de cócoras fazendo cocô, que muitas vezes retrata pessoas famosas – de políticos a jogadores de futebol. Na Catalunha, esse bonequinho é colocado escondido no meio do presépio, algumas crianças gostam de procurá-los. A tradição existe desde o século 18 e simboliza a fertilidade da terra.

A queima da cabra

Crédito: Reprodução/Getty Images

Calma, não é uma cabra de verdade! Desde 1966, existe uma tradição na cidade sueca de Gävle, na qual eles montam uma cabra gigante (cerca de 13 metros) com palha em uma estrutura de madeira, e depois a queimam. Esse é um símbolo da tradição de Natal escandinava.

Duendes que visitam as crianças

Crédito: Reprodução/Getty Images

Os duendes são conhecidos no Brasil como os ajudantes do Papai Noel. Parece que eles também existem nas tradições de Natal da Islândia. Na verdade, a maioria dos islandeses realmente acredita na existência dos duendes.

Então, durante a época de Natal, os Yule Lads (homens vestidos de elfos) visitam as crianças e colocam presentes no sapatinho que elas deixam na janela, como naquela musica de Natal que conhecemos no Brasil: “botei meu sapatinho na janela do quintal. Papai Noel deixou meu presente de Natal…”

Publicidade

Rabanete vira arte no Natal mexicano

Crédito: Reprodução/Getty Images

No dia 23 de dezembro, a cidade mexicana de Oaxaca realiza uma exposição de esculturas feitas com rabanete. É chamada de La Noche de los Rábanos (A Noite dos Rabanetes), na qual vários competidores criam esculturas criativas nos rabanetes em busca de um prêmio em dinheiro e de ser o grande campeão.

Crianças assustadas no Natal da Áustria

Crédito: Reprodução/Getty Images

Assim como os duendes ajudantes do Papai Noel vêm deixar os presentes para as criancinhas que foram obedientes, na Áustria existem os Krampus. Essas criaturas mitológicas que lembram demônios são também ajudantes do Papai Noel, mas na tarefa de punir as crianças que foram desobedientes. Os adultos se fantasiam de Krampus na primeira semana de dezembro, para assustar os pequenos.

Veja também: Atividades com crianças no Natal: leve a magia natalina ao seu lar

Publicidade
Sair da versão mobile