Nesse período de quarentena por causa do coronavírus, muitas empresas sugeriram aos seus colaboradores que passassem a trabalhar de casa, quando esse regime de trabalho é possível. Mas, por mais que pareça ser bem tranquilo e prático trabalhar no conforto de casa, é preciso se organizar para fazer o dia render. Então, veja algumas dicas que podem ajudar.
Como se organizar para trabalhar de casa na quarentena
Para trabalhar de casa é preciso ter disciplina e organização, ainda mais agora quando os filhos estão em casa também. É preciso organizar os horários e as atividades do dia para fazer o trabalho render e não acabar gerando dor de cabeça. Veja o que pode fazer para garantir dias de trabalho eficientes.
1. Organize seus horários
Se você precisa dividir seu tempo entre a rotina de cuidados com a casa, com as crianças, pais e outras pessoas que vivem no mesmo ambiente, o primeiro passo é organizar a sua agenda de compromissos.
Para quem não está acostumado a trabalhar de casa, pode ser bem difícil separar as atividades e acabar trabalhando quase nada porque ficou levantando da cadeira para dar atenção a outras atividades.
Então, a dica é encontrar os horários mais calmos para trabalhar, nem que isso signifique começar mais cedo ou mais tarde do que o habitual, quando as crianças ainda ou já estiverem na cama.
2. Prepare o ambiente adequado
Dependendo do tipo de trabalho que exerce, não vai ser possível se sentar na sala, com as crianças ao seu redor e com a televisão ligada. Então, enquanto um adulto da família dá atenção aos pequenos, organize um espaço reservado em outro cômodo para fazer o seu trabalho com o máximo de silêncio e concentração. Assim, também vai conseguir ficar livre mais rápido.
3. Comunique-se com a sua equipe
Trabalhar à distância pode ser um desafio para quem está acostumado a falar pessoalmente com os colegas de trabalho todos os dias. Então, prepare-se para ter de se comunicar com todos via e-mails, WhatsApp e plataformas internas da empresa, e avise a todos como vai ser a rua rotina de horários para que não atrase suas respostas e atividades profissionais.
4. Faça videochamadas
Para quem precisa fazer reuniões constantes com a equipe, as videochamadas são essenciais. Em reuniões é importante continuar olhando para os colegas para entender melhor o que está acontecendo e ver suas expressões, em especial quando estiver lidando com clientes. Faça os testes de funcionamento do seu Skype, WhatsApp ou outro meio de ligação, e combine horários em que não será interrompido.
5. Procure manter a rotina normal
Ainda que exista essa necessidade extraordinária de estar em casa junto com a família no horário de trabalho, faça o possível para manter a rotina normal. Troque de roupa, produza nos horários de costume, mantenha a equipe avisada no início e final do dia sobre as atividades feitas, e tire momentos para os lanches e almoço.
6. Coloque mais praticidade na rotina
Se antes você tinha o hábito de almoçar em restaurante e sem os filhos, já sabe que agora não vai ter como fazer isso. Então, o momento do almoço tende a ser bem mais conturbado. Para facilitar, prepare os almoços com antecedência e deixe o máximo das atividades domésticas adiantadas para não interferir na sua rotina de trabalho.
7. Tenha paciência consigo e com os outros
A adaptação pode demorar um pouco, mas é preciso respeitar o seu tempo, sem negligenciar a sua saúde. Coma bem, durma bem e mantenha todos informados sobre como está sendo essa fase para você, ouvindo também as necessidades e dificuldade dos seus colegas.