A tosse com catarro, também chamada de tosse produtiva, é apenas um dos tipos de tosse que podem ocorrer no organismo. Nesse tipo, o catarro presente na tosse é produzido como uma medida de proteção e limpeza das vias respiratórias. Veja quais são as causas, sintomas, remédios e a receita de um chá para ajudar a aliviar.
Quais as causas da tosse com catarro?
Pelo fato de ser uma forma de defesa do organismo querendo expelir algo que há de errado no sistema respiratório, a tosse com catarro pode ocorrer devido a doenças, como:
- Gripe;
- Bronquite;
- Pneumonia;
- Bronquiolite;
- Tuberculose.
É preciso observar qual é a cor do catarro produzido, o que também ajuda a identificar a causa. O transparente é mais comum de gripe e resfriado. Já o verde ou amarelo pode ser infecção por bactéria. Se tiver sangue junto, há o risco de tuberculose ou lesão nas vias respiratórias. Se sentir falta de ar ao tossir, a bronquite pode estar presente.
Se perceber que os sintomas permanecem por mais de cinco dias, deve consultar um médico clínico geral ou pneumologista para saber do que se trata e não deixar que evolua.
Sintomas frequentes
A grande produção de catarro faz com que a pessoa tussa muitas vezes durante o dia e ainda mais à noite. Isso acontece porque o sistema que protege o corpo contra as infecções e inflamações não funciona com tanta eficácia durante o sono.
O fato de estar deitado também prejudica a drenagem do catarro, fazendo com que se acumule na garganta e aumente a necessidade de tossir.
Além desse sintomas, os demais que podem surgir vão depender do que está causando a tosse. Pode haver nariz escorrendo, rouquidão, febre, indisposição, dor de cabeça e falta de ar como sintomas principais.
Quais os melhores remédios?
Os remédios para a tosse com catarro vão depender do que tiver causado o problema, então só podem ser recomendados pelo médico. Mas de modo geral, o que se pode fazer para aliviar os sintomas, é:
- Tossir sempre que sentir que há catarro para expelir e então cuspi-lo;
- Beber 2 litros de água ao longo do dia;
- Fazer nebulização com soro para soltar o catarro e reduzir sua espessura;
- Tomar suco de laranja com limão, mel e própolis;
- Se alimentar com uma dose extra de vitamina C e consumir muitos vegetais para fortalecer o sistema imunológico;
- Tomar xarope de cebola;
- Tomar chá expectorante, conforme você vai ver na receita a seguir.
Chá para tosse com catarro
Um dos chás mais recomendados para esse tipo de tosse é o chá de casca de cebola, pois além de expectorante, que ajuda a eliminar o catarro, ele também é anti-inflamatório e antioxidante. Assim, ajuda a tratar a causa do problema. Veja como fazer:
Ingredientes
- Cebola: 1 unidade;
- Água: 1 litro;
- Mel: 2 colheres de sopa.
Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue.
2. Corte a cebola em pedaços e adicione à água ainda bem quente. Tampe e deixe a infusão descansar por 5 minutos.
3. Depois coe, adoce com o mel, que também é bom para a tosse, e beba duas ou três vezes ao dia.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.