Quando a tontura não é labirintite
Crédito: Freepik

Quando a tontura não é labirintite? Veja as possíveis causas

A tontura é um sintoma comum entre diferentes tipos de desequilíbrios no organismo, que podem ou não ser preocupantes

Publicidade

A tontura é um dos sintomas clássicos da labirintite – inflamação que afeta o labirinto, uma parte do ouvido responsável pelo equilíbrio. Mas não é só por causa da labirintite que uma pessoa pode sentir tonturas. Veja quais são as outras possibilidades.

Síndrome de Menière

A Síndrome de Menière ocorre quando há uma distensão no compartimento interno do ouvido onde fica o líquido do labirinto, mas não é a mesma coisa que a labirintite, apesar de afetar a mesma região.

As causas podem ser alergias, doenças autoimunes, doenças crônicas e problemas no metabolismo. Os sintomas, além da tontura, são vertigem, redução da audição e zumbido no ouvido.

Não tem cura, mas tem tratamento para reduzir as crises e os sintomas, e quem prescreve é o otorrinolaringologista.

Publicidade

Hipoglicemia

Quando uma pessoa está com o açúcar baixo no sangue, um dos sintomas é a tontura, além do mal-estar, sensação de queda, sudorese, fraqueza e tremores. A hipoglicemia é mais comum em pacientes pré-diabéticos ou diabéticos que não fazem o tratamento adequadamente. Durante uma crise é recomendado comer um carboidrato simples para elevar rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Anemia

Quando a quantidade de hemoglobina no sangue fica muito baixa, é um sinal de anemia. A tontura é um dos sintomas, que surge junto com um mal-estar, palidez, cansaço excessivo e fraqueza.

Outros sintomas de anemia, que estão presentes além da crise, são unhas fracas, cabelos fracos, dificuldade de concentração, dores musculares, falta de apetite, dificuldade para respirar, taquicardia, pressão baixa, cãibras, problemas renais e redução da libido.

Ao perceber alguns desses sintomas, é indicado ir ao médico fazer exame de sangue para ter o diagnóstico correto e começar a tratar o quanto antes.

Publicidade

Alterações da pressão arterial

Não precisa ter problema de pressão para sofrer alguma alteração na pressão arterial. Isso pode acontecer em dias de muito calor, depois de um banho muito quente ou de uma atividade física intensa, também ao se levantar muito rápido.

Sempre que a pressão sobre muito ou fica abaixo de 90 x 60, pode surgir a tontura, além de visão turva, fraqueza, sono e dor de cabeça. O ideal é ir à farmácia aferir a pressão e, se os sintomas forem frequentes, deve ir ao médico para saber se tem pressão alta e começar um tratamento.

Problemas cardíacos

Sintomas como tontura, dor no peito, inchaço nas pernas e falta de ar podem indicar algum problema cardíaco que está causando dificuldade do coração em bombear sangue para o corpo. Ao perceber esses sintomas, agende uma consulta com um cardiologista.

Publicidade

Medicamentos

Muitos medicamentos têm efeitos colaterais que são sentidos por alguns pacientes. Se estiver tomando medicação para convulsão, antidepressivos, anti-hipertensivos ou sedativos, é possível que tenha tonturas e sensação de fraqueza.

Converse com o médico que prescreveu o remédio para reavaliar a dosagem. Nunca pare de tomar o remédio ou mude a dosagem por conta própria, pois os efeitos poderão ser muito piores.

PODE GOSTAR TAMBÉM