Pesquisadores americanos da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, em Baltimore (EUA), afirmam que uma dieta rica em tomates é capaz de salvar a vida de ex- fumantes. Segundo estudo, as frutas, consumidas por dez anos, podem ajudar a restaurar o pulmão, diminuindo o prejuízo causado pelo cigarro.
Cientistas constataram que os adultos os quais ingeriram mais de dois tomates e mais de três porções de frutas, principalmente maçãs, diariamente, tiveram uma desaceleração da perda das funções do pulmão. Ao contrário dos pacientes que comeram menos quantidade desses alimentos.
Maçã e tomates como aliados
O estudo ainda revela uma ótima notícia para quem busca longevidade: as frutas ajudam a reparar os problemas pulmonares não só dos fumantes, mas são capazes de controlar o processo de envelhecimento dos pulmões daqueles que nunca haviam fumado antes.
Dessa forma, a alimentação natural, rica em frutas, principalmente o tomate e maçãs, é uma verdadeira aliada na regeneração da saúde. Uma dieta equilibrada possibilita retardar o envelhecimento e reparar os prejuízos em relação à idade e hábitos ruins adquiridos ao longo da vida.
Essa pesquisa, que levou 10 anos, avaliando a alimentação de 680 adultos, é de extrema importância, pois será capaz, em um futuro próximo, de combater doenças pulmonares obstrutivas crônicas em toda a população que sofre desse problema. Sem contar que é uma grande notícia para quem busca viver por mais tempo e com qualidade.
Quer saber mais sobre longevidade e vida saudável? Então assista essa entrevista com o famoso médico Dr. Barakat, que ensina, de forma completa, como ter uma vida equilibrada em todas as áreas de sua vida, começando pela alimentação. Confira:
Gostou dessa notícia? Então compartilhe esse estudo com os amigos que estão tentando obter um estilo de vida mais saudável!