Pode tomar vacina da Covid gripado
Crédito: Freepik

Pode tomar vacina da Covid gripado?

Se você estiver com gripe ou apenas febre, espere para evitar confusão sobre possíveis efeitos colaterais

Publicidade

Já se sabe que existem diferenças entre os sintomas e efeitos da gripe e da Covid-19. Isso porque cada doença é causada por vírus diferentes. Inclusive, os profissionais da área da saúde já estão atendendo casos de pessoas que contraíram as duas doenças ao mesmo tempo ou com um intervalo muito pequeno entre uma infecção e outra. É nesse sentido que surge a dúvida: pode tomar vacina da Covid gripado?

Estou com gripe: pode tomar vacina da Covid gripado?

Atualmente, o Brasil vive uma epidemia de gripe causada pelo vírus Influenza A, da cepa H3N2 e, por isso, muitas pessoas estão gripadas.

Entre essas pessoas, uma grande parcela está com agendamento para receber alguma dose da vacina contra Covid-19 e está com medo porque não sabe se pode receber a vacina estando gripada.

A resposta vem da infectologista Tânia Chaves, docente da Faculdade de Medicina da UFPA (Universidade Federal do Pará), em uma entrevista para o UOL Viva Bem: pessoas que tiveram gripe e já estão totalmente curadas podem receber a vacina sem problemas.

Publicidade

Mas, quem estiver com sintomas de gripe no dia da vacinação, não deve se vacinar. Nesses casos, as pessoas gripadas devem avisar na Unidade de Saúde que precisam reagendar a vacina para quando estiverem totalmente curadas, sem nenhum sintoma de gripe. Isso vale para qualquer dose da vacina de Covid, para qualquer outro tipo de vacina e mesmo testando negativo para Covid.

“Pessoas com gripe não devem ser vacinadas para a Covid-19, e nem receber outras vacinas enquanto estiverem com sintomas gripais. Quando o quadro estiver totalmente resolvido, a vacinação para Covid-19 deve ser feita o quanto antes, especialmente para garantir maior proteção contra a nova variante ômicron, ressaltou a infectologista.

E tem mais: se o paciente estiver com febre e imunidade baixa, mesmo sem apresentar sintomas de gripe ou Covid, não deve se vacinar até que se sinta curado. Nesse caso, é importante ir ao médico para receber o diagnóstico e o tratamento corretos, e só reagendar a vacina quando estiver melhor.

A vacina não vai piorar os sintomas da doença existente. Essa recomendação serve para não confundir sintomas de uma possível reação passageira da vacina com um agravamento do quadro da doença que a pessoa imunizada já possuía. Então, não é uma contraindicação, apenas uma orientação.

Publicidade

Veja também: Vacina contra Covid: certezas e dúvidas sobre o futuro

PODE GOSTAR TAMBÉM