Uma xícara de café é o que milhares de brasileiros colocam no estômago logo depois de acordar, sem comer nada antes. Dessas pessoas, uma parcela sente algum desconforto no estômago ao fazer isso, enquanto a outra parte não sente nada. Então, será que tomar café em jejum faz mal?
Não é o café em si que faz mal
De fato, faz sentido que algumas pessoas sintam mal-estar depois de tomar café em jejum. Isso acontece porque o café estimula uma maior produção de ácido estomacal, aquele liberado para ajudar na digestão dos alimentos.
Mas, como só tem café no estômago, esse ácido entra em contato com a mucosa estomacal. Com o passar do tempo, esse excesso de ácido nas paredes do estômago pode resultar em úlcera.
Só que esse efeito não ocorre apenas com o café, e não são os alimentos em si que provocam. Geralmente, as pessoas que sentem alguma dor ou queimação no estômago depois de tomarem café em jejum já têm algum problema preexistente, como refluxo, além de mau hábitos alimentares de modo geral.
De acorodo com Simone Reges Perales, cirurgiã do aparelho digestivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em entrevista para o UOL VivaBem, os outros alimentos que provocam o mal-estar ao serem consumidos em jejum ou em excesso são doces, frituras, refrigerantes de cola, chá preto e mate (que contêm cafeína), bebidas alcoólicas e alimentos condimentados, como pimentas e frutas cítricas.
“Esses alimentos estimulam liberação aumentada de conteúdo ácido no interior do estômago e, com isso, pioram sintomas de queimação, refluxo e gastrite, que é uma inflamação da camada de revestimento interna do estômago”, diz a médica.
Outros efeitos do café em jejum
Além do risco de agravar problemas estomacais preexistentes, tomar café puro logo pela manhã, sem comer nada junto, aumenta a quantidade de cafeína absorvida pelo organismo.
Para muitos esse é o motivo de tomar café, já que desejam se sentir mais despertos para começar o dia. Por outro lado, o excesso de cafeína no sangue pode gerar palpitações, aumento da pressão e até diarreia, dependendo do quanto a pessoa é sensível a essa substância.
É importante você conhecer seu organismo e saber qual é a quantidade de café que consegue tomar por dia, sem ter qualquer reação adversa. De qualquer maneira, não exagere no café, inclusive antes de dormir, pois ele é estimulante e pode atrapalhar o sono.
Veja também: Café da manhã perfeito existe?