Menu

Tomar café dá vontade de fazer cocô: sim ou não?

O efeito laxativo da bebida foi estudado por cientistas da Universidade do Texas, Estados Unidos

Crédito: Pixabay

Publicidade

Tomar café faz parte da rotina de muitas pessoas, seja de manhã, depois do almoço, final da tarde ou batendo papos com os amigos. Tem gente que precisa dele para conseguir acordar direito e começar o dia ou conseguir ir ao banheiro. Muitas pessoas acreditam que tomar café dá vontade de fazer cocô e por isso ele é usado nas horas de prisão de ventre.

O efeito laxativo da bebida foi estudado por cientistas da Universidade do Texas, Estados Unidos, para saber se realmente tomar café dá vontade de fazer cocô. Mas em uma entrevista prévia feita pelos cientistas, um terço das pessoas afirmaram que sentiam maior necessidade de ir ao banheiro após tomarem café.

Conheça o estudo

O café tem, sim, efeito laxativo, como os cientistas concluíram no estudo, mas isso não tem ligação com a cafeína, do modo que muitos acreditavam. Os resultados do estudo foram apresentados no evento Digestive Disease Week (Semana de Doenças Digestivas, em tradução livre). Para comprovar se tomar café dá vontade de fazer cocô, os cientistas usaram ratos de laboratório para realizar o experimento.

Veja também: benefícios e como fazer máscara facial de café

Publicidade
Crédito: Pixabay

Durante três dias consecutivos, os ratos do experimento tomaram café, tanto o cafeinado quanto o descafeinado. Depois os cientistas analisaram a reação dos músculos do intestino dos roedores, por meio de sondas e testes físicos.

Para resultados ainda mais precisos, os cientistas também fizeram outro procedimento: eles injetaram café diretamente nos músculos que foram retirados do sistema digestivo, para verificar a reação dos músculos.

Veja também: usos da borra de café

Nos dois tipos de testes, os cientistas observaram que a musculatura do intestino delgado e intestino grosso apresentaram contrações após o café. Também foi observado que essas contrações fizeram com que o cocô se movimentar mais rápido que o habitual dentro dos intestinos, fazendo com que as fezes chegassem mais rápido ao seu destino final. Segundo Xuan-Zheng Shi, autor principal do estudo, tanto o café comum, quanto o descafeinado, tem efeito estimulante na mobilidade do intestino.

Outra parte interessante do estudo foi a descoberta de que o café também interfere no número de bactérias que vivem no intestino, a microbiota intestinal. A descoberta foi feita através das fezes dos ratos que tomaram café, que continha quantidades menores de micróbios. Isso mostra que o café – descafeinado ou não – pode ser um agente antibacteriano. Os cientistas ainda não sabem se essas mudanças são benéficas ou maléficas para a saúde.

Publicidade
Sair da versão mobile