Menu

É preciso mesmo tomar banho todos os dias?

O banho é um hábito de higiene comum e particular. Cada pessoa deve se banhar conforme sentir necessidade, procurando manter o equilíbrio

Crédito: Freepik

Publicidade

Os hábitos diários de higiene servem para manter o corpo limpo, cheiroso e saudável, livre dos ataques por fungos e bactérias que estão por toda parte e que dão origem a diferentes problemas de pele. Mas, assim como tudo na vida, é preciso que a higiene diária seja equilibrada, e o banho é um bom exemplo.

No caso dos brasileiros, o hábito de tomar um ou dois banhos por dia é considerado normal porque o país é quente. Principalmente na primavera e no verão, pode ser agoniante ficar sem tomar banho depois de transpirar tanto e sentir a pele grudenta, com odores desagradáveis.

Mesmo assim, é preciso ter cuidado com o excesso de banhos, que ao invés de limpar, começam a prejudicar a pele. Da mesma forma, a falta de banho por longos dias pode não fazer bem à pele em determinadas condições.

Tomar banho diariamente é necessário?

Nem todo mundo sente necessidade de tomar banho todos os dias, principalmente nos meses mais frios. É uma questão pessoal.

Publicidade

De acordo com os dermatologistas, o banho diário não é obrigatório quando a pessoa se sente confortável em tomar apenas três ou quatro banhos por semana, em dias alternados.

O problema está no desequilíbrio, seja tomando mais de dois banhos completos por dia ou ficando vários dias sem se banhar.

E se quiser tomar mais banhos por dia?

No caso de sentir necessidade de tomar mais de dois banhos por dia para se refrescar, a recomendação é que apenas um desses banhos seja completo, com sabonete e esponja macia (ou sem esponja, melhor ainda). Os demais devem ser apenas com água morna ou fria e mais nada.

Quando você passa água no corpo muitas vezes em um curto período de tempo, especialmente se usar água quente, sabonete e esponja, elimina a camada protetora natural da pele, composta por gordura e bactérias boas, que protege seu corpo de infecções.

Publicidade

E se quiser ficar sem tomar banho?

Há quem fique 2 ou 3 dias consecutivos sem tomar banho, ou prefere tomar banhos dia sim e dia não, e não vê problema algum nisso. Inclusive, existe o caso do professor norte-americano que não toma banho há mais de 5 anos, e diz que o seu corpo já está adaptado.

Mas, para quem sua em excesso, trabalha no pesado ou se expõe a poluentes e detritos, ficar sem tomar banho por muito tempo pode fazer a pele desenvolver fungos e bactérias por causa do acúmulo de sebo e sujeiras.

A questão dos maus odores acaba sendo uma consequência da falta de banho, pois os odores em si não são o problema, mas sim, um sinal de que há acúmulo de bactérias na pele.

Publicidade

Opte pelo equilíbrio e pelo seu bem-estar

Em resumo, não é preciso tomar banho todos os dias para manter a boa saúde. Mas, ficar muito tempo sem banho ou tomar vários banhos com sabonete e água quente é igualmente prejudicial.

Então, opte pelo equilíbrio, tomando banho uma vez ao dia, com água morna ou fria e sabonete líquido, ou então dia sim e dia não, quando não tiver a sensação de estar sujo.

Essas recomendações são gerais, e não levam em consideração pessoas com condições de saúde específicas, que possam necessitar de mais ou menos banhos.

Publicidade
Sair da versão mobile