Na infância, ouvíamos dos adultos que não podíamos brincar na piscina depois do almoço e nem tomar banho depois de comer. Será que faz algum sentido ou eles diziam isso só para manter as crianças sob controle? Acontece que, seja verdade ou crença popular, ainda é um ensinamento que passou de geração em geração. Agora, está na hora de acabar com a dúvida!
Tomar banho depois de comer faz mal?
A resposta para essa questão, segundo o Dr. Drauzio Varella, é que não faz mal tomar banho ou entrar na piscina depois de comer.
Mas só se a refeição tiver sido leve, fácil de digerir e que a pessoa não faça um esforço intenso, como ficar mergulhando ou nadando.
O motivo é simples: depois que você come, seu organismo dá prioridade para fazer a digestão. Ou seja, envia mais sangue para a região do estômago.
Se você fizer alguma atividade que exija mais esforço, seus músculos vão requerer mais sangue e sua digestão será prejudicada.
E tem um outro motivo que é a temperatura da água. Se a água do chuveiro ou da piscina estiver gelada ao entrar em contato com a sua pele, o corpo vai começar um processo de distribuição de sangue para se aquecer, e pode prejudicar a digestão.
Então, o cuidado maior não é com o banho, mas sim com atividades que façam o corpo se movimentar muito e com a temperatura muito fria da água. Ambos vão tirar sangue da digestão para distribuir a outras partes do corpo.
Além disso, fala-se muito sobre evitar a piscina, mar ou rio depois de comer, pois se a pessoa passar mal enquanto está na água tem o risco de se afogar.
Conclusão: não faz mal tomar banho depois de comer, pois tomar banho não requer grande esforço. Mesmo assim, na dúvida, aguarde uns 50 minutos entre a sua refeição e a próxima atividade, em especial se for uma atividade intensa e se tiver comido uma refeição pesada, como feijoada ou churrasco.
Veja também: Dormir com ventilador ligado faz mal à saúde?