Coisas que todo diabético deve saber
Crédito: Freepik

5 Coisas que todo diabético deveria saber

Entenda mais sobre o diabetes e cuide melhor da sua saúde

Publicidade

Infelizmente, nem todo profissional de saúde passa todas as informações necessárias quando se trata de diabetes. Foi o que aconteceu com Tom Bueno. Ele estava na emergência e, depois de analisar os exames, o médico disse que ele estava com diabetes. Depois disso, mandou parar de comer doces e medir a glicose, usando a insulina. Não está errado, mas não é só isso. Veja quais são as 5 coisas que todo diabético deveria saber ainda no consultório médico:

1. Docinho não é o único problema

Não basta parar de comer docinho, a coisa é muito mais complexa! Qualquer tipo de carboidrato vira açúcar no sangue, até o queridinho carboidrato complexo. Então, é fundamental que se tenha o acompanhamento de um nutricionista e — o mais importante — se entenda como o alimento funciona no organismo.

2. Diabetes não é causado somente por comer doces

Primeiro de tudo, existem o diabetes tipo 1 e tipo 2. O primeiro é causado estritamente por fatores genéticos, mesmo que a pessoa tenha uma vida de atleta. Ja o segundo é decorrente da união de vários fatores, como sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Ou seja, novamente, não é só por causa do docinho.

3. Hiperglicemia não é o único problema

A hiperglicemia — ou excesso de açúcar no sangue — é certamente o maior medo de quem sofre com a doença. Mas sabia que o contrário também pode ser muito prejudicial? A hipoglicemia acontece com certa frequência e pode trazer consequências irreversíveis. Por isso, é sempre bom andar com o medidor de glicose e algum suco ou lanche na bolsa.

Publicidade

4. Não existe milagre

A insulina ou o comprimido ajudam no tratamento, mas ele é muito mais complexo e depende exclusivamente do paciente. Desde a medicação, atividade física, alimentação e até estado mental podem influenciar no tratamento. Sabia que o hormônio liberado pelo estresse influencia na sua produção de insulina? Então atenção!

5. Tem que medir a glicose mais de uma vez ao dia

Não tem como saber se o tratamento está funcionando de fato se você só medir a glicose uma vez ao dia. Isso porque o nível varia muito ao longo do dia, sendo importante fazer isso antes de comer e 2 horas depois. Assim, você vai entender como o seu corpo está se comportando com o conjunto de medidas que você e seu médico tomaram, ficando mais fácil fazer as mudanças corretas.

É fundamental ter acesso a todo tipo de conhecimento, quando se trata da luta diária com o diabetes. Veja mais detalhes do que foi dito com Tom Bueno e aproveite para compartilhar essa importante informação.

PODE GOSTAR TAMBÉM