Aconteceu no metrô, em um dia como qualquer outro. Era para ter passado em branco para muitos, se não tivesse sido filmado. Porém, para dois jovens foi um momento único, agora conhecido por todo o país. Conheça a história de Gabriel e seu breve melhor amigo.
Quantas vezes você passou por uma pessoa que precisava de ajuda e nem percebeu que estava ali? Na correria do dia a dia, as pessoas acabam fazendo algo semelhante. Além disso, são tantos problemas e questões, que às vezes as pessoas se perdem dentro da própria mente. Mas isso faz com que oportunidades escapem de sua vista.
Oportunidades de negócios, amizades, quem sabe aquele alguém que você diz nunca aparecer. Ele poderia estar no mesmo metrô que você. Acima de tudo, oportunidade de ser útil e, finalmente, descansar à noite com aquela sensação de dever cumprido. Porém, nem todo mundo anda distraído, como é o caso do Gabriel.
Veja também: nova lei garante exame para diagnosticar câncer em até 30 dias pelo SUS
Jovem tira o próprio tênis para dar a quem precisava
Dois jovens com realidades distintas, porém algo em comum: a humanidade. O que muitas vezes se esquece é que a sociedade foi construída na cooperação e que, certamente, todos são interdependentes. Porém, Gabriel estava atento e, além disso, pronto para ouvir seu coração.
Gabriel estava no metrô quando um jovem, deficiente físico, começou a pedir doações. Enquanto a maior parte das pessoas estava concentrada em sua leitura, música ou celulares, ele o viu. Realmente viu aquele outro rapaz, com tanta dificuldade, procurando alguma ajuda.
Da mesma forma que ele já foi ajudado algumas vezes, ele enxergou naquele jovem a oportunidade de fazer algo de bom. Se locomovendo com dificuldades, por causa de uma deficiência física, ele estava também descalço. Foi então que Gabriel perguntou se ele poderia dar seu tênis a ele.
Momento único
Emocionado, o jovem aceitou, mas não conseguia se calçar sozinho. Foi então que Gabriel tirou as meias da sua mochila e calçou nos pés do rapaz. Em seguida, tirou o tênis e também colocou nele, ajudando a amarrar. Quando a viagem chegou ao fim, eles se abraçaram, em um momento emocionante.
“O Espírito Santo tocou muito forte em meu coração, e instantaneamente me veio o pensamento de dar o meu tênis para ele. Era o único que eu tinha no momento, mas isso não me impediu”, relata o rapaz, que tem apenas 21 anos e trabalha no departamento de RH de uma grande empresa.
Como você sabe, o que a gente planta, acaba colhendo. Pois Gabriel contou que, por causa do vídeo, ele recebeu um grande presente: uma grande amiga, que tinha ficado magoada com ele há tempos, foi quem enviou o vídeo que tinha viralizado. Ele ficou surpreso, não apenas pelo vídeo feito, mas por ela entrar em contato. Hoje estão conversando novamente, provando que gentileza gera gentileza. Por uma mundo com mais histórias assim.