Na onda da alimentação saudável, os orgânicos estão em alta, mas o problema é o custo elevado desses alimentos. Já pensou se desse para ir à feira, comprar as frutas e conseguir se livrar do agrotóxico que foi utilizado no cultivo?
Um estudo revelado pelo jornal de Química Agrícola e Alimentar mostrou uma opção caseira para se livrar facilmente do pesticida encontrado nas frutas: utilizar o bicarbonato de sódio.
Como teste os pesquisadores pegaram uma maçã, borrifaram com dois dos pesticidas mais usados na agricultura e deixaram durante 1 dia inteiro. Depois desse período, enxaguaram a fruta com três substâncias distintas:
- Água: durante 2 minutos.
- Solução com cloro: durante 8 minutos.
- Combinação de bicarbonato de sódio e água: 10 mg por mililitro, durante 15 minutos.
Qual delas funcionou?
Das três tentativas, o bicarbonato se destacou incrivelmente. Retirando quase todo o pesticida phostet, restando apenas 4% na fruta, e também eliminou boa parte do tiabendazol, restando 20%.
Cada um deles penetra de forma menos ou mais profunda na fruta, causando essa diferença de porcentagem.
Segundo Anthony Wong, pediatra, toxicologista e diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, podemos apostar no bicarbonato para nos ajudar a remover pesticidas não só de frutas, mas também de verduras e legumes.
O grande perigo dessas substâncias é que quando usadas fora do nível aprovado por lei, causam doenças graves como câncer, disfunções em órgãos como rins e fígado, além de atingir o sistema nervoso.
Lembre-se sempre de lavar muito bem os alimentos, pois além dos agrotóxicos eles podem estar contaminados com larvas e outros tipos de agentes que provocam doenças.
Então, depois do bicarbonato, utilize também vinagre ou água sanitária diluída em água. A medida ideal é 1 colher de sobremesa por litro.