A tintura é uma forma permanente de mudar a cor do cabelo. Então, se quiser fazer uma mudança no visual, mas estiver na dúvida sobre a cor ou se vai gostar, prefira usar uma coloração sem amônia, que não seja permanente. Mas, se você já pintou com tinta e agora quer mudar de cor outra vez, veja o que pode fazer para ir desbotando a cor da tinta mais rápido.
1. Coloque bicarbonato no xampu anticaspa
Pegue um frasco de 200ml de xampu anticaspa e coloque dentro 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Esse tipo de xampu limpa bem o couro cabeludo, e o bicarbonato ajuda a clarear a tintura sem danificar os fios. Lave o cabelo com essa mistura todos os dias até começar a perceber que a tinta está clareando.
2. Lave o cabelo com xampu antirresíduos
Essa dica é para fazer uma vez por semana, no máximo. O xampu antirresíduos danifica mais o cabelo do que o xampu anticaspa, pois ele promove uma limpeza profunda no couro cabeludo. Se usar mais do que uma vez por semana, o couro cabeludo e o cabelo vão ficar ainda mais fragilizados, tome cuidado. Quando for lavar o cabelo com esse xampu, aproveite para usar uma máscara de hidratação depois, ajudando o cabelo a não ficar tão ressecado.
3. Lave o cabelo todos os dias
Em situações normais, não é recomendado lavar o cabelo todos os dias, a menos que seu cabelo seja extremamente oleoso. Se lavar demais, o couro cabeludo vai produzir ainda mais sebo para criar uma camada protetora nos fios, e o resultado será um cabelo com aspecto de sujo.
Mas, se a intenção foi acelerar o desbotamento da tintura, você pode fazer isso como uma exceção. Quanto mais lavar o cabelo, mais a tinta vai desbotar. Então, durante uma ou duas semanas, lave o cabelo todos os dias com um xampu transparente.
Atenção: a tinta não vai sair completamente
Como a tintura é uma coloração permanente, nenhuma dessas dicas vai fazer a cor desaparecer rapidamente e o seu cabelo voltar ao natural. As dicas servem para desbotar a cor mais rápido, e aí você pode aplicar outra cor com mais facilidade, se desejar.
Se quiser uma mudança total e rápida, o mais seguro é ir ao seu cabeleireiro para ele avaliar a saúde do seu cabelo e ver o que pode ser feito. Se você descoloriu o cabelo para passar uma tintura, poderá precisar fazer um cronograma capilar antes de pintar de novo para evitar um corte químico. Por isso, pense muito bem antes de aplicar químicos ou tinturas permanentes.