Todo cuidado é pouco neste momento de combate ao coronavírus. Tudo o que você puder fazer dentro de casa para manter a higiene e reduzir os riscos, é válido. Então, no caso dos tapetes, é recomendado ter um cuidado extra.
Os tapetes podem ser muito agradáveis para pisar, ajudam a aquecer o ambiente e também deixam a casa mais bonita. Porém, eles retêm sujeira dos sapatos, inclusive se estiverem infectados pelo vírus, e retêm as gotículas de possíveis tosses ou espirros.
Como o vírus sobrevive por algumas horas ou mesmo dias fora do corpo humano, existe o risco de contágio ao entrar em contato com esse tapete talvez infectado. Esse é cuidado que vale em especial para as crianças, que se sentam no tapete, colocam as mãos e podem levar ao rosto sem perceber.
O que fazer com os tapetes?
A dica dos infectologistas é de que você remova o máximo de tapetes possível da casa, lavando-os e guardando-os até que essa pandemia termine.
Se não for possível remover todos, como no caso dos carpetes, a orientação é para fazer uma limpeza diária. De preferência, que seja com água e sabão, mas também pode ser com aspirador de pó.
Deixar os tapetes no sol, sempre que possível, de preferência nos horários de sol mais forte (das 10h às 16h), também é uma forma de ajudar a limpar as peças.
Mantenha os calçados do lado de fora e limpos
Mesmo tomando estes cuidados com os tapetes, é muito importante continuar evitando entrar em casa com o calçado que veio da rua. O ideal é retirar o calçado logo na entrada e depois higienizá-lo por completo, seja com água e sabão ou com álcool 70%, para garantir a remoção do vírus. Se precisar entrar em casa com o calçado, limpe o chão logo depois.