Além de incomodar fisicamente, a rachadura nos pés deixa um aspecto de sujeira, por mais que eles estejam limpinhos, sendo esteticamente desagradáveis.
Veja um passo a passo para quando a situação está difícil e você precisa de uma solução emergencial. Não esqueça de procurar um dermatologista periodicamente, principalmente quando considerar a situação mais grave; ele é o profissional mais indicado para o tratamento e cura desse problema.
Como tirar rachadura dos pés
O ponto mais importante aqui é saber se você tem alergia à Aspirina, pois muitas pessoas a tem. Se não é o seu caso, pode continuar.
Além de cicatrizante, a Aspirina ajuda a aumentar a circulação do sangue no local, fechando as rachaduras e aumentando a nutrição no local, de dentro para fora.
Faça a aplicação toda noite, por 10 dias e depois volte à hidratação normal, dando preferência aos cremes a base de ureia.
Passo a passo
1. Preparação do remédio para o calcanhar
Em uma vasilha de vidro com tampa que vede bem, coloque 10 comprimidos de Aspirina, previamente moídos. Para isso, basta amassar com o fundo de uma colher, raspando bem o prato ao final, para aproveitar todo o produto.
Depois de colocar o pó em um frasco, adicione 250 ml de álcool etílico e deixe descansar por 36 horas.
2. Esfoliação
Esfolie seus pés muito bem durante o banho, caprichando na região afetada, mas sempre tomando cuidado para não deixar a região ferida ou desprotegida demais.
Isso vai remover as células mortas, deixando a pele mais acessível ao medicamento. Lembre-se de que esse processo não deve ser diário em uma situação normal, somente durante o tratamento.
3. Aplicação
Pegue uma bolinha de algodão e desenrole. Molhe bem no produto e coloque na região a ser tratada.
Envolva os pés com plástico filme, sem apertar, somente para manter o remédio no lugar. Calce meias para ajudar a manter o algodão durante a noite e aquecer a região para acelerar o processo de cura, e vá dormir.
4. Retirada
Na manhã seguinte, retire o plástico filme e o algodão, lavando bem os pés em seguida. Hidrate muito bem.
Depois de 10 dias, basta esfoliar uma vez por semana e aplicar o hidratante diariamente, colocando a meia para dormir.
Causas
Muitas podem ser as causas das rachadura nos pés:
- Má alimentação: uma alimentação pobre em nutrientes não irá prover as vitaminas e minerais necessários para a pele se manter saudável. Como nos pés a tendência é de que haja menor circulação sanguínea, o caso fica mais grave;
- Obesidade: o excesso de peso prejudica todo o sistema estrutural do corpo, inclusive a sua base – os pés;
- Andar descalço por muito tempo: se você é do tipo que odeia usar sapatos e, se puder, anda descalço o dia inteiro, então há maiores chances de surgirem rachaduras no calcanhar;
- Diabetes: a diabetes prejudica os processos de absorção e eliminação no organismo, podendo assim dar origem a esse problema;
- Pouca hidratação: assim como todo o seu corpo, seus pés também se ressecam e precisam de cuidados;
- Produtos químicos: alguns produtos utilizados para limpar a casa – como o desinfetante e a água sanitária – podem ser extremamente prejudiciais para a sua pele;
- Fator genético: se sua família tem propensão a ter rachadura nos pés, então dobre a proteção.
Como evitar
A melhor forma de evitar as rachadura nos pés é combater suas causas. Então nada de ficar andando com os pés descalços. Se hidrate e se alimente muito bem, evitando também o sobrepeso.
Quando for utilizar produtos químicos, use uma sandália de borracha mais alta ou fechada para proteger seus pés. Luvas também são recomendadas.
Esfolie e faça um escalda-pés antes da hidratação, ao menos uma vez por semana.
Siga também as dicas do vídeo e seus pés vão ficar mais lindos do que nunca: