Já aconteceu de você se machucar e acabar pingando sangue na sua roupa, lençol, carpete ou outro tipo de superfície? Bem, temos que estar preparados para tudo, inclusive para tirar mancha de sangue de qualquer lugar.
Pensando nisso, selecionamos para você várias de dicas de produtos alternativos que podem ser usados para remover manchas de sangue. Confira:
7 melhores formas de tirar mancha de sangue
A regra básica para ter um melhor resultado em tirar mancha de sangue é procurar fazer o procedimento o quanto antes, evitando que o sangue seque.
Mas caso não seja possível, há outros métodos que pode tentar. Veja abaixo as dicas para sangue fresco e seco.
1. Água fria
Assim que ocorrer a mancha de sangue em uma peça de roupa, procure lavá-la imediatamente em água fria.
Se a mancha acontecer em um tapete, móvel ou colchão, aplique um pano limpo e seco ou uma esponja para absorver o máximo possível. Nunca use água quente ou o sangue pode entranhar ainda mais na superfície.
2. Água oxigenada
A água oxigenada é outra solução que remove mancha de sangue fresco ou seco, pois age como a água sanitária. Mas você precisa ter atenção ao tipo de tecido, pois pode manchar.
Você pode aplicar a água oxigenada apenas em cima da mancha e ir removendo com um pano e reaplicando conforme a espuma reduz, até que a mancha saia total ou parcialmente. Ou pode deixar a peça de molho em água oxigenada por cerca de 20 minutos e depois lavar normalmente, com água fria.
3. Água com gás
Coloque a peça mergulhada em água com gás por meia hora. Se a mancha não sair por completo, vai deixar um amarelado que deve sair com a aplicação de um produto tira manchas.
4. Pasta de água e sal
Essa dica é ideal para remover a mancha de sangue fresco de peças que não podem ir para a máquina, como colchões ou tapetes, ou para tecidos delicados. Faça uma mistura de água e sal e aplique na parte manchada para evitar que o sangue seja absorvido demais.
Depois de aplicar, lave a peça em água corrente ou, se for um tapete ou colchão, use uma esponja para aplicar água gelada. Esfregue até remover a mancha e se estiver muito difícil, aplique mais um pouco da pasta de sal.
5. Amônia
Essa solução é para manchas frescas, porém mais difíceis. Faça uma mistura de uma colher de sopa de amônia com meia xícara de água fria e aplique sobre a mancha que não quer sair. Depois, lave normalmente com água fria. Esse processo não deve ser feito com tecidos delicados.
6. Creme dental
As roupas e lençóis manchados de sangue podem receber uma porção de creme dental, se puderem ser lavados na máquina ou na mão depois para que o creme seja totalmente removido.
O método é aplicar o creme dental sobre a mancha e deixar secar. Depois, lave com água fria corrente e sabão até perceber que a mancha foi embora.
7. Amaciador de carne
Pode parecer bem estranho, mas o amaciador de carne ajuda a amolecer as proteínas do sangue. Use uma versão que não contenha adição de especiarias e passe apenas em tecidos mais grossos, como jeans.
Para aplicar, molhe a mancha de sangue e polvilhe uma colher de sopa do amaciador de carne. Deixe por um dia inteiro, na sombra, e de vez em quando dê uma leve esfregada. Depois lave a peça normalmente, com água fria.
Dicas para remover outros tipos de manchas
Além do sangue, é ainda mais comum manchar uma roupa com graxa, tinta de caneta, vinho e até ferrugem. Veja métodos caseiros para remover diferentes tipos de manchas.