Se está a passar esta fase com seu filho, nós estamos do seu lado! Ter de usar fraldas é um custo econômico grande para qualquer renda familiar e a rotina de mudar fraldas é mais trabalhosa do que a maioria pensa. Não é verdade?
O processo de tirar os pequenos das fraldas o processo não é rápido e pode se revelar bem trabalhoso. É preciso paciência – com você e com a criança.
Com o método a seguir, leva apenas três dias para que a fralda seja deixada de lado. O processo não se baseia só na utilização do vaso sanitário; se tudo der certo, seu filho aprende a lavar as mãos e a se limpar.
Contudo, antes de iniciar a explicação, é necessário realçar dois pontos importantes, que você precisa de ter em conta:
- A capacidade da criança corresponder vai ser essencial no processo e isso leva tempo… Por isso, seja paciente e não deixe a ansiedade ganhar.
- O indicado é não retirar as fraldas antes dos dois anos, pois a criança não está preparada e a situação pode se tornar problemática.
Confira agora o método:
- No primeiro dia
- De manhã, quando a criança se levantar não ponha fralda;
- Vista a criança com pouca roupa – uma cueca ou calcinha e uma camisa é suficiente.
- Faça isto num dia ameno e calmo. Se for em dia de verão, melhor. O frio faz com que a necessidade de ir ao banheiro seja maior;
- Diga à criança que ela deverá indicar a você quando sentir necessidade de ir ao banheiro. Contudo, esteja sempre atento/a a ela;
- Se a criança alcançar o objetivo, congratule ela, incentivando-o e mimando-o.
- Não brigue caso ela não consiga, pois vai acabar por piorar a situação se o fizer. Nestes casos, você deverá acalmar a criança, explicando que faz parte do processo e que ela deve avisar mais cedo sobre a necessidade de ir ao banheiro.
- Envolva todos na sua casa nesta aventura.
- Quando alguém tiver necessidade de ir ao banheiro, é aconselhável mostrar à criança como proceder.
- Volte a colocar a fralda na hora de ir para a cama, por precaução. Só se achar que o seu filho não suja a fralda de noite, aí pode tentar arriscar.
- No segundo dia
- Faça o mesmo que no primeiro dia.
- A novidade é que vai tentar fazer a criança usar um penico. Por isso, vá passear com ela durante uma hora – não precisa ser para longe; umas voltas na rua ou em uma praça serão o suficiente.
- Este passeio vai permitir que a criança entenda que é necessário ir ao banheiro antes de sair de casa.
- Antes de sair, não ponha a fralda. Acredite que a sua criança talvez consiga chegar enxuta a casa, sem recorrer ao banheiro da rua. Contudo, para prevenir, recomendamos que leve uma muda de roupa extra.
- No terceiro dia
- No terceiro dia, saia duas vezes, por uma hora de cada vez. Uma de manhã e outra à tarde. Lembre o sue pequeno de que é preciso urinar antes de sair. Nestes momentos, estimule sempre o uso do penico.
- Nos passeios, a criança deve levar vestida uma calça solta e leve uma muda de roupa por precaução.
- Por fim, aguarde o dia seguinte e avalie o comportamento da criança. Caso persista com a fralda, tente o mesmo procedimento após uma semana.
Confira no link a seguir mais sobre esse método:
Importante: como já foi dito, cada criança terá o seu tempo para o desfralde. Não se frustre caso seu filho demore mais tempo do que o imaginado para aprender a usar o banheiro. Cada um no seu tempo!
Fonte: