Os espinhos e farpas estão nas plantas e na madeira sem acabamento. Se você tiver contato direto com alguma dessas coisas, pode acabar ficando com farpas nos dedos ou espinhos pela roupa e corpo. Tem que tirar para não inflamar. Mas como é que se tira espinhos e farpas com mais facilidade? Veja essas dicas.
Tirar espinho e farpa com pinça
Essa dica serve para tirar espinho da pele e do cabelo. Na pele, a pinça funciona bem quando o espinho/farpa está para fora o bastante para conseguir pinçar e puxar com firmeza. Antes de usar a pinça na pele, limpe-a com álcool ou passe numa chama quente para esterilizar. No cabelo tem que remover um espinho ou farpa de cada vez. Se estiver só no fio, não precisa esterilizar.
Tirar espinho e farpa com fita adesiva
Se tiver uma fita adesiva boa, com bastante cola, e o espinho ou farpa estiver para fora da pele, é só colar um pedaço de fita sobre o espinho e puxar na direção em que ele ficou espetado. Depois lave o local para desinfetar. Essa dica também funciona para retirar farpas da roupa, em maior quantidade de uma só vez.
Tirar espinho e farpa com pasta de bicarbonato de sódio
Se o espinho/farpa estiver muito profundo e não conseguir puxar com pinça ou fita adesiva, faça uma pastinha misturando bicarbonato de sódio e água. Aplique sobre o local onde o espinho entrou e aguarde. O bicarbonato vai causar um leve inchaço, expulsando o espinho pelo mesmo lugar que ele entrou.
Pode levar mais de um dia para esse inchaço acontecer, então mantenha o local protegido com curativo, sem apertar. No dia seguinte é só retirar o curativo e a pasta com cuidado, pois o espinho/farpa já terá saído da pele. Se não acontecer, quer dizer que está muito profundo. Pode tentar de novo ou então ir ao médico e resolver mais rápido.
Tirar espinho e farpa com cola branca
A cola branca, dessas escolares, vai ficar seca e transparente depois de alguns minutos aplicada na pele. Se passar cola sobre o local onde está o espinho/farpa, e esperar a cola secar, pode conseguir tirar ao puxar com cuidado a cola seca da pele, na mesma direção em que o espinho/farpa entrou.