Tirar cutícula é uma das etapas essenciais da manicure e pedicure, pois deixa o resultado com um acabamento mais bonito. Entretanto, se fizer errado, pode acabar com algum tipo de infecção no dedo. A cutícula serve para proteger as unhas, então, quando ela é removida, abre espaço para a entrada de fungos e bactérias no organismo. Se você realmente faz questão de tirar a cutícula das unhas, veja como realizar essa tarefa de maneira segura para a saúde.
4 Dicas para tirar cutícula sozinha
Se você prefere fazer as unhas por conta própria, veja alguns cuidados que deve tomar para ter as unhas sempre bonitas e saudáveis, sem machucar.
1. Amoleça as cutículas
Depois de já ter removido o esmalte, cortado e lixado as unhas, é hora de remover as cutículas. Para facilitar a remoção, o melhor a fazer é deixá-las amolecer. Para isso, deixe as unhas de molho em um potinho com água quente. Passe uma fina camada de um creme hidratante comum nas cutículas e então coloque-as de molho por uns 5 minutos. Elas vão amolecer e vai ser bem mais fácil remover.
Também existe uma outra opção, que é ainda mais segura e higiênica. Ao invés de deixar os dedos de molho na água, aplique somente um pouco de amolecedor de cutículas, um creme que encontra na farmácia ou lojas especializadas. Esse método é mais seguro, pois existe o risco de contaminação por bactérias que podem estar no potinho onde vai deixar as unhas de molho.
2. Use um alicate esterilizado e afiado
Na hora de remover as cutículas já amolecidas, também precisa ter muito cuidado. É necessário utilizar um alicate que só você use, mais ninguém. Se possível, limpe o alicate com álcool 92% para esterilizar e garantir que não vai contrair qualquer tipo de doença, mesmo que só você o use.
O alicate deve ser bem afiado, pois assim você evita rasgar a pele ao tentar cortar. Ao mesmo tempo, já que é um alicate afiado, também deve cuidar para ter bastante firmeza na mão, ou poderá tirar bifes mesmo assim, pois ele corta com muita facilidade.
3. Respeite a linha das cutículas
Quando você olha para as cutículas, percebe que elas possuem uma linha que delimita seu fim e o começo da pele do dedo. Então, precisa remover somente as cutículas, sem deixar o alicate cortar a pele do dedo. Para isso, depois de amolecer as cutículas na água, empurre-as para trás, com delicadeza, somente para que fique ainda mais fácil de tirar e evite pegar a pele do dedo. Vá cortando um pedacinho por vez, de um lado ao outro da unha. Quando terminar, vá para o próximo passo, sem ficar mexendo demais na mesma cutícula.
4. Proteja as cutículas
Depois de tirar as cutículas e lixar as unhas, normalmente já se aplica a base e o esmalte na sequência. Porém, se quiser garantir um resultado melhor, pode aplicar uma fina camada de um creme cicatrizante sobre as cutículas, como Bepantol ou Hipoglós, por exemplo.
Essa dica é ainda mais útil caso tire um bifinho sem querer, pois vai ajudar a estancar o sangue e a cicatrizar mais rápido. Se preferir, pode comprar um pó que é próprio para isso, chamado hemostático. Somente depois de algumas horas aplique a base e o esmalte.
Evite tirar cutícula com frequência
Mesmo tomando todos os cuidados para não se machucar na hora de tirar cutícula, ainda assim não é o ideal removê-la, pois ela tem uma função de proteger as unhas. Então, tire uma vez por mês ou até menos, sempre mantendo as unhas hidratadas para que as cutículas não ressequem e aquelas pequenas peles que machucam não fiquem soltas incomodando.