Água no ouvido pode acontecer após um banho de mar, de piscina ou mesmo de chuveiro. Nos bebês pode acontecer quando sem querer entra um pouquinho de água do banho. O fato é uma sensação agoniante e que, se não for resolvido, pode evoluir para uma infecção. Então, veja estes métodos caseiros para tirar água do ouvido.
Antes de ir aos métodos, vale lembrar produtos como vinagre, azeite ou álcool não são recomendados para aplicar no ouvido na tentativa de tirar a água. Eles podem acabar piorando o problema.
10 Métodos caseiros simples para tirar água do ouvido
Os métodos que você verá a seguir são aplicáveis em jovens, adultos e idosos. O método mais eficaz para bebês você verá mais adiante.
1. Inclinando a cabeça
A reação natural de qualquer pessoa quando sente que está com água no ouvido é inclinar a cabeça para o lado entupido e chacoalhar ou dar batidinhas com a mão. A dica é que você incline a cabeça, encha a boca de ar e dê pulinhos ao invés de bater na cabeça com a mão.
2. Água morna
Aqueça um pouquinho de água (só para ficar morna), coloque-a numa seringa sem agulha e aplique só umas gotinhas no ouvido entupido. A intenção é que a água cause uma dilatação no ouvido que vai tirar a bolha de ar formada lá dentro e ajudando a água a sair. Tome muito cuidado para colocar pouca água e não colocar a seringa muito no fundo do ouvido.
3. Puxar a orelha
Algumas vezes, simplesmente inclinar a cabeça para o lado, com o ouvido entupido para baixo, e dar uma leve puxada na orelha para trás é suficiente para liberar a água presa.
4. Toalha de papel
Se a água do ouvido estiver pertinho da saída, tente usar uma toalha de papel para absorver a água. Coloque a pontinha da toalha no ouvido (sem empurrar nem colocar muito no fundo) e sinta se a água está saindo (vai sentir um quentinho).
5. Secador de cabelo
Outro método é ligar o secador de cabelo em uma potência média (para não queimar a pele), inclinar um pouco a cabeça e direcionar o ar quente para o ouvido entupido. A intenção é que o ar quente faça a água presa evaporar e sair.
6. Procure ajuda
Caso nenhum desses métodos seja capaz de tirar água do ouvido, você pode ir à farmácia fazer uma lavagem ou ir ao médico para verificar o que há dentro do ouvido. Não espere começar a sentir dor, pois é sinal de que o problema está se agravando.
7. Deite de lado
Aproveite para colocar aquela série em dia e deite com o ouvido para baixo, deixando a gravidade fazer o papel dela. Quando sentir que já saiu toda a água, seque normalmente.
8. Retire com sucção
Vire a cabeça de lado e aperte o ouvido com a palma da mão, causando o efeito de sucção e eliminando a água presa.
9. Bocejar ou mascar chiclete
Bocejar ou mascar chiclete, com a cabeça de lado pode ajudar a eliminar a água do ouvido. Isso acontece dada a movimentação no local e à redução da pressão.
10. Manobra de Valsalva
Também muito utilizada em decolagens e pousos aéreos, essa manobra ajuda a abrir as trompas de eustáquio. Basta tampar o nariz e fechar a boca, fazendo o movimento de expiração, sem soltar.
Como tirar água do ouvido de bebê?
Se o bebê está chorando e você já viu que não é fralda, nem cólica, nem dentinhos, nem sono, e acha que pode ter deixado entrar um pouquinho de água do banho do ouvido, a única atitude caseira a tomar é secar bem a orelhinha dele com uma toalha. Nada mais deve ser colocado no ouvido do bebê.
Se não resolver, o mais seguro é levá-lo ao pediatra, e é melhor que faça isso o quanto antes, pois a água presa por muito tempo vai gerar muito incômodo, além de poder evoluir para uma otite.