Menu

Quais são os tipos de dor de cabeça mais comuns?

Com as mais variadas origem e intensidades, a cefaleia atinge a esmagadora maioria da população.

Crédito: Pexels

Publicidade

Existem mais de duzentos tipos de dor de cabeça catalogados. Com um número tão vasto, não é de admirar que cerca de 80% da população mundial sofra com o mal. Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) são uma constatação do que se ouve rotineiramente por aí. Até nas crianças, a cefaleia é uma presença desagradável, mas constante.

As dores de cabeça dividem-se em dois grandes grupos, o das primárias e o das secundárias, também conhecidas como idiopáticas ou sintomáticas, respectivamente. As primárias, que representam 90% dos tipos, são consideradas a própria doença e não apenas um sintoma, já as secundárias são indicações de que algo mais se passa no corpo.

7 Tipos de dor de cabeça mais frequentes

Entre as centenas de tipos de dor de cabeça, existem aqueles que são bem mais comuns. O mal estar e o desconforto são inegáveis, mas, na maioria dos casos, não indicam situações graves. As dores relacionadas a AVC’s, por exemplo, são muito mais raras.

Descubra se a sua dor de cabeça está na lista abaixo, reconhecendo a causa, a região onde está localizada o incômodo e a duração da mesma.

Publicidade

1. Cefaleia crônica

Nesse caso, a dor de cabeça faz parte da vida da pessoa afetada diariamente. A dor é constante, pode amenizar com medicamentos, mas retorna assim que o efeito passa. Acaba por condicionar a rotina do paciente e induz ao abuso de analgésicos.

Quem sofre com a presença constante da dor deve procurar auxílio médico. O tratamento é multidisciplinar e complexo, mas garante dias proveitosos e sem o receio de fazer algo que despolete a cefaleia.

2. Cefaleia tensional

Entre os tipos de dor de cabeça, esse é o mais comum e pode ter várias razões, no entanto, está relacionada principalmente com atividade intelectual intensa, trabalho desgastante e estresse. Muitas vezes está associada também com o excesso de tempo à frente do computador ou do smartphone.

Essa é típica dor de cabeça que aparece ao final do dia e na maioria das vezes resulta da contração dos músculos localizados ao redor da cabeça. Sente-se uma espécie de peso sob a caixa craniana. A dor aperta a cabeça como se fosse uma faixa ou capacente..

Publicidade

3. Enxaqueca

É uma desordem neurológica, por norma passada a nível genético. Nesse caso, a dor de cabeça é apenas um dos sintomas. Em 60% das ocorrências é unilateral, ou seja, atinge um só lado da cabeça e caracteriza-se por uma dor palpitante. A claridade transtorna (fotofobia), assim como os odores intensos. Há ainda a presença de náusea intensa e vômitos.

Considera-se que 10% a 15% das pessoas em todo o mundo padeçam de enxaquecas, sendo que as mulheres são as maiores vítimas do problema. O transtorno pode ser diagnosticado através de exames clínicos feitos por um especialista.

4. Cefaleia em salvas

Mudanças de pressão durante viagens de avião, alimentação deficiente, álcool e fumo são algumas das possíveis origens da dor de cabeça em salvas. Define-se por uma espécie de pontada violenta e unilateral que atinge a região acima do olho e pode durar de 15 minutos a 1 hora. Tende a reaparecer alguns dias depois e ter novas incidências no intervalo que vai de 4 a 8 semanas.

Publicidade

Esse tipo de dor de cabeça acomete mais os homens e pode vir acompanhada de olhos lacrimejantes e coriza.

5. Dor de cabeça relacionada a problemas oculares

Um esforço para ler algumas páginas de um livro ou enxergar placas distantes pode ser suficiente para render desconforto por longas horas. Essa dor de cabeça concentra-se na zona da testa, logo acima dos olhos, resultante sobrecarga ocular na tentativa de enxergar melhor.

O problema normalmente resolve-se com o uso de óculos e lentes de contato com as dioptrias adequadas à disfunção.

Publicidade

6. Cefaleia provocada por toxinas

Nem todos os indivíduos reagem a determinados alimentos e substâncias da mesma forma. Há quem tenha mais dificuldade em eliminar as toxinas que causam prejuízos ao corpo. Acumuladas e circulando na corrente sanguínea, podem alterar susbtancialmente a largura dos vasos. Eis a receita para uma dor de cabeça massacrante. Nas pessoas com predisposição, pode mesmo causar crises de enxaqueca.

Para evitar esse tipo de cefaleia, vale a pena investir em uma alimentação equilibrada e com o mínimo possível de conservantes e aditivos. Uma alternativa é fazer a dieta detox por um tempo para ajudar o corpo a purificar-se.

7. Dor de cabeça do esforço físico

Fazer atividade física é um dos requisitos para manter-se saudável, mas a intensidade do exercício pode render alguns efeitos colaterais desagradáveis. O aumento do fluxo sanguíneo após a prática é sinônimo de dor de cabeça para muita gente. A boa notícia é que com repouso normalmente o quadro estabiliza.

Publicidade

Isso não significa que os exercícios devem ser evitados. Manter-se em movimento é fundamental, desde que com orientação e sem abusos. Normalmente, as dores surgem quando existem condições externas não favoráveis, como altas temperaturas, ou um preparo físico incompatível com a ação.

Leave a Reply

Sair da versão mobile