Menu

5 Tipos de uva mais consumidos no Brasil e suas características

As uvas podem ser consumidas com pratos salgados e doces. Veja dicas de harmonização dos tipos mais comuns

Crédito: Freepik

Publicidade

Com os vários tipos de uva que se consome no Brasil, fazemos vinho, suco, vitamina, geleia, doces, bolos e muitas sobremesas. Dessa fruta também se extrai o óleo de semente de uva, usado para aplicar na pele, no cabelo ou ingerir (na sua versão pura). Se você gosta de comer uvas, vai gostar ainda mais quando conhecer melhor os tipos mais comuns no Brasil.

Benefícios da uva para a saúde

Alguns dos tipos de uva mais comuns no Brasil

Se fôssemos falar de todos os tipos de uva que existem, seria preciso um livro inteiro. A variedade é imensa! Mas, a maior parte é usada apenas na produção de vinho. As que vemos nas feiras e supermercados são as uvas de mesa.

No Brasil, a produção de uvas teve início com a iniciativa portuguesa e começaram a ser cultivadas em 1535, na Capitania de São Vicente, sendo impulsionada posteriormente pela imigração dos italianos. Veja quais são as variedades mais comuns atualmente, de acordo com as orientações da loja Frutas Doce Mel.

Crimson

Crédito: Reprodução

A Crimson é um dos tipos de uva sem sementes. Ela tem coloração rosada intensa e um fruto com formato alongado. Seu sabor é suave, a polpa é firme e suculenta, e a fruta oferece mais doçura do que acidez. Harmoniza com queijos moles e frutos do mar de sabores acentuados.

Publicidade

Vitoria

Crédito: Reprodução

Essa uva é docinha, não tem sementes, a polpa é macia e sua coloração é bem escura. É uma das preferidas para ser consumida fresca e, por essas características, é uma boa para oferecer às crianças (cortadinha e sem casca para os bebês).

Red Globe

Crédito: Reprodução

Esse é um dos tipos de uva que se destacam por seus frutos grandes e arredondados. Tem colocação rosada, textura firme, crocante e muito doce, ideal para acompanhar receitas com carnes de caça e para harmonizar com sobremesas à base de chocolate meio amargo.

Aproveite e veja: Extrato de semente de uva: veja os benefícios e os cuidados a ter

Thompson

Crédito: Reprodução

Essa é uma das mais antigas uvas de mesa já cultivadas. Seu fruto é alongado, de coloração âmbar e esverdeada, é crocante, de sabor doce equilibrado e não tem sementes. É a uva mais usada para fazer sobremesas com creme branco e ganache. Para servir com pratos salgados, harmoniza bem com frutos do mar frescos e saladas tropicais.

Publicidade

Midnight

Crédito: Reprodução

Mais uma variedade sem sementes, essa uva tem uma coloração roxo intenso, justificando seu nome “meia-noite”. Seus frutos são alongados, grandes, sua polpa é doce, crocante e harmoniza bem com carnes vermelhas delicadas e queijos duros.

Veja também: Uva passa é melhor que a versão fresca, garante pesquisa

Sair da versão mobile