O queijo é um dos principais e mais consumidos derivados do leite no mundo. É um alimento saudável, pois é rico em cálcio, fósforo, vitaminas e proteínas. Além disso, há uma enorme variedade de tipos de queijo, com aromas, texturas e sabores bem diferentes.
Veja a seguir alguns dos principais tipos de queijo produzidos no Brasil e selecione os que ainda não conhece para experimentar quando tiver a oportunidade.
Tipos de queijo para experimentar
Nutritivo, saboroso e muito versátil, o queijo é um alimento com mais de mil anos de história. As receitas é que variam, bem como o método de preparo e o tempo de cura, para conseguir os variados tipos. No Brasil há muitos produzidos para consumo interno e também para exportação. Conheça os principais.
1. Queijo meia cura
Esse tipo de queijo, também chamado de curado, é muito produzido em Minas Gerais. Ele é uma variação do minas frescal, mas são diferentes, pois o meia cura fica maturando por mais ou menos um mês até ganhar uma consistência mais firme e seca.
2. Parmesão
Esse queijo é assim denominado porque é típico de Parma, na Itália. É o tradicional queijo ralado que se usa para polvilhar por cima da macarronada, do risoto e onde mais gostar. Basicamente, existem três tipos que variam de acordo com o tempo de maturação. O premium, que fica até três anos. O próprio parmesão comum, que fica mais de seis meses. E o montanhês, que fica por quatro meses maturando.
3. Queijo muçarela
Certamente esse você conhece e é provável que tenha em casa. É um dos mais populares e de grande custo-benefício, por isso é um dos mais produzidos e consumidos no Brasil. É um queijo que derrete fácil por conta do seu pH alto, tem cor amarelada porque recebe corante de urucum e passa por um processo de esticar e puxar, chamado de filagem, deixando-o mais elástico.
4. Queijo prato
Essa é outra variedade muito comum e barata, também de origem mineira. Foi criado quando imigrantes da Dinamarca tentaram criar uma versão parecida com os seus queijos Tybo e Danbo, mas então nasceu o prato. Tem esse nome por causa do seu formato tradicional, achatado e esférico.
5. Ricota
Esse é um dos tipos de queijo mais consumidos por quem faz dieta, pois tem pouca gordura. Sua origem é italiana e ele não passa pelo processo de maturação, por isso o nome, pois é fresco. Tem uma consistência bem leve e granulada, justamente pela ausência de gordura.
6. Queijo coalho
Se você já comeu espetinho assado na brasa com queijo coalho, saiba que ele funciona tão bem para esse tipo de receita porque não leva fermento na massa. Assim, demora muito mais para derreter. É um queijo típico do nordeste e ganha cada vez mais adeptos pelo país inteiro.
7. Requeijão cremoso
O mais cremoso de todos é o requeijão, um queijo mole que precisa ser vendido em potinhos por conta da consistência. É usado para recheios, para passar no pão, fazer bolos, quiches, tortas, doces e salgados diversos. Foi criado em Poços de Caldas e é feito com leite desnatado e creme de leite fresco.
8. Muçarela de búfala
Esse é outro dos tipos de queijo nascidos na Itália. A versão com o leite de búfala é a original. Somente depois de longos anos é que começou-se a produzir a versão com leite de vaca. É um queijo mais gorduroso e, por isso, mais macio e apreciado por muitos.
9. Provolone
Esse é um tipo de queijo feito com leite de vaca, com massa fermentada e filada. Tem o tipo fresco, com sabor mais suave e o tipo picante que é maturado. A maturação varia de dois a quatro meses e o original passa por um processo especial de defumação, deixando-o com um sabor bastante pronunciado e característico.
10. Queijo cheddar
Por fim, uma surpresa para muitos. O verdadeiro cheddar não é super alaranjado e cremoso. Essa é somente uma mistura de vários queijos com água, leite em pó e aditivos industriais para ser mais barato e popular.
O verdadeiro cheddar é inglês, criado na localidade de Cheddar, por isso o nome. Tem sabor suave e pode ter uma cor bem clarinha, conforme o tipo de leite, mas quando é ordenhado no verão e na primavera, fica alaranjado por causa da maior quantidade de caroteno na composição.