Para quem mora em casa e tem um espaço de quintal, fazer um pergolado é uma ideia bem interessante. O pergolado, também chamado de pérgola, é uma estrutura decorativa e funcional para complementar um espaço de lazer, como uma área gourmet e um redário. Também pode servir como garagem, varanda ou um caminho do portão até a porta de entrada.
A estrutura do pergolado tem a principal característica de ser vazada, mas pode ser recoberta com plantas trepadeiras ou com alguma cobertura só na parte superior, para proteger do sol e da chuva.
Os materiais de construção principais variam entre ferro, madeira e concreto, e podem ser complementados com bambu, palha, policarbonato e até tecidos. Conheça as características de cada um desses tipos de pergolado antes de decidir construir o seu.
Tipos de pergolado:
Pergolado de madeira
O pergolado de madeira pode ser feito com ripas de madeira mais finas ou grossas, com bambu e palha, e mesclando madeira com metal, que fica um charme.
As ripas podem ficar juntinhas ou mais espaçadas, dependendo do tanto de sombra que deseja ter. Os modelos são diversos, e devem ser escolhidos conforme a finalidade do tipo de pergolado.
Esse tipo de pergolado exige um tratamento especial da madeira para área externa, mas é perfeito se você quiser criar um visual mais acolhedor, com toque rústico no seu quintal. Veja abaixo um tutorial para fazer um pergolado simples usando madeira:
Veja também: Pergolado de madeira: veja como fazer + modelos para inspirar
Pergolado de ferro
Outro modelo interessante de pergolado é o de ferro. Quando você faz um pergolado de algum metal, ele pode ser estilizado para ficar mais industrial ou contemporâneo. Pode fazer uma cobertura transparente de policarbonato, deixando bem moderno, ou então usando palha, bambu ou madeira para mesclar materiais. O metal pode ser pintado da cor que você quiser ou ficar na cor que vier mesmo.
Porém, esse é um modelo que exige habilidades de um profissional e, por isso, dependendo do estilo e do tamanho, pode sair mais caro. Para fazer um pergolado de ferro você precisa contratar uma serralheria ou um serralheiro especializado que tenha todo o conhecimento e também as ferramentas necessárias para erguer a estrutura com segurança e garantir que ela esteja bem instalada.
As possibilidades de modelos e tamanhos para pergolados de ferro são inúmeras, assim como a combinação com outros materiais, como palha, madeira e bambu. Eles podem ser feitos com estruturas retas, chapas perfuradas, detalhes arredondados, em forma de arco e muito mais. Veja, no vídeo abaixo, a montagem de um pergolado nesse material:
Veja também: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar
Pergolado de concreto
Esse é um modelo de pergolado que vai conferir um visual mais moderno do que os de madeira, e fica bem legal para um design industrial, assim como os de ferro. Tem a vantagem de ser o mais resistente e durável, sem a mesma necessidade de manutenção dos outros materiais.
Por outro lado, você precisa de um projeto para garantir que essa estrutura fixa não tenha defeitos, pois, se precisar remover, vai ser uma verdadeira demolição. O tempo de construção também tende a ser maior do que pergolados de madeira e ferro.
Se você for fazer o pergolado de madeira simples e por conta própria, vai sair mais barato do que o de ferro e o de concreto. Mas, se você já tem material de construção em casa, um projeto certinho e habilidade suficiente para construir, o modelo de concreto vai sair mais em conta. Veja, no vídeo abaixo, um modelo de pergolado de concreto armado:
Veja também: 17 Ideias para decorar o corredor externo da casa
E mais: Muro chapiscado pintado: vantagens e como fazer na sua casa